quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Espetáculo Le Défunt no Teatro Ica dias 17 e 18 de outubro

CULTURA: 14/10/2009 - LÉ DÉFUNT conta a estória de duas mulheres, Julie e Madame Cavin, que se encontram para lamentar a morte de um mesmo homem. Julie a viúva “oficial”, tenta arrancar de Madame Cavim a certeza de que esta teria sido a amante do seu falecido esposo. Num jogo cênico bastante apurado, típico de uma tragicomédia, as duas personagens vão à loucura, deixando a platéia tensa com as dimensões do diálogo, e ao mesmo tempo, descontraída com as doses de humor. À montagem em trinta e cinco minutos, revela o que há de contundente no texto do dramaturgo francês René de Obaldia e na sutileza da encenação do teatrólogo Francisco Hernandez.

Trajetória

Produzido e encenado pela primeira vez por Francisco Hernandez na cidade de Rio Claro/SP em 1998, participou de três importantes festivais: I FESTIVAL DE TEATRO DE BAYEUX/PB. 1999 obteve os prêmios: Melhor Atriz e 3º Melhor Espetáculo; III FESTIVAL DE TEATRO SESC-PB. 1999: 2º Melhor Espetáculo e Melhor Iluminação. Indicações: Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Figurino. V FESTEJO - FESTIVAL DE TEATRO SERTANEJO - SOUSA/PB. 1999 - Premiação: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Sonoplastia. Indicações: Melhor Cenário, Melhor Iluminação, Melhor Atriz.. Desta vez o espetáculo ganha uma nova leitura tanto do ponto de vista de concepção cênica quanto da interpretação que fica por conta das atrizes Mayara Hernandez, Norma Viana e o ator Fernando Inácio.

Técnica

FRANCISCO HERNANDEZ: direção

GEORGE BURITY: plano e operação de luz

WALTER NUNES: trilha e operação de som

AUXILIADORA BRAGA: figurinos e adereços

DIEGO LIMA: cenário e contra-regra

MAYARA HERNANDEZ: maquiagem

JAMES GAMMA: fotografia e vídeo

PRODUÇÃO EXECUTIVA: ponto de cultura ARTE PARA TODOS, ACATE e ASPEC

Elenco:

MAYARA HERNANDEZ: Julie

NORMA VIANA : Madame Cavin

FERNANDO INÁCIO: Victor

Produção

O Ponto de Cultura ARTE PARA TODOS/ACATE – Associação Cajazeirense de Teatro fundamenta seu trabalho a partir da linguagem cênica. A inserção de formas populares de arte são as fontes do trabalho do grupo. Para os atores e técnicos, a linguagem teatral permite perceber limites, diferenças e semelhanças através de um universo fantasioso, mas não menos objetivo. Além da dedicação aos espetáculos, o ponto de cultura e a ACATE desenvolvem projetos voltados à pesquisa em diversos segmentos da arte e cultura. O seu repertório conta com oito espetáculos teatrais: “PAIXÃO DE CRISTO”, “EM ESTADO DE GRAÇA”, “O DIA EM QUE DEU ELEFANTE”, “A FEIA DE CARUARU”, “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, “O PALHAÇO DO PLANETA VERDE”, “DE HOJE EU NÃO PASSO” e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS” e um espetáculo de danças folclóricas (em processo de montagem).

Atividades

Realização de três edições do CAJAZEIRATO - Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras, oficinas montagens para os espetáculos: “LOUCURA X LUCIDEZ” e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS”, PREMIO ZÉ DO NORTE DE CULTURA SERTANEJA, oficinas de Relações Humanas, Arte Cênicas, Teatro de Bonecos, Vídeo - Roteiro e Produção, Uso de Câmera, implantação do Cine Clube atriz Marcélia Cartaxo que oferece a comunidade cinema, pipoca e guaraná todas as quintas-feiras e o IV CAJAZEIRATO a ser realizado em novembro de 2009. Projeto aprovado no PROGRAMA BNB DE CULTURA - Edital 2008.