sábado, 31 de outubro de 2009

Maranhão lança em Guarabira ‘Praça da Gente’ e depois segue para Itaporanga

CIDADES: 31/10/2009 - O governador José Maranhão (PMDB) lança, neste sábado, 31, o programa ‘Praça da Gente – Saúde e cidadania para todos’, no município de Guarabira, no Brejo da Paraíba. Na parte da tarde, Maranhão segue para Itaporanga onde assina ordem de serviço para pavimentação da estrada que leva ao Cristo Redentor e para ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade.

A partir das 7h, a população de Guarabira terá acesso a serviços diversos, como consultas médicas, casamentos, divórcios, retirada de documentos, salão de beleza, cinema e shows. Para isso, uma estrutura de 2.400 metros quadrados começou a ser montada, nesta sexta-feira, na Praça Lima e Moura, no Centro da cidade, próximo à feira. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem a participação de 26 órgãos e o apoio da Prefeitura de Guarabira.

O secretário de Saúde José Maria de França e os representantes dos órgãos parceiros darão início às atividades da Praça da Gente. O governador José Maranhão visitará o espaço, por volta das 10h. As barracas feitas em metalon e lona estão sendo montadas em formato de praça e cada uma oferecerá serviços diferenciados. Além desse espaço, a Prefeitura de Guarabira cedeu uma área, que se estende por dois quarteirões, para instalação das barracas e de toda estrutura de apoio, como ambulâncias do Corpo de Bombeiros e outros serviços que serão levados por parceiros.

Serviços de saúde – Entre os serviços de saúde que serão oferecidos na feira estão consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água. Idosos, gestantes e adolescentes terão atendimento exclusivo na ‘Praça da Gente’.

Cidadania e lazer – Também serão oferecidos serviços de cidadania e lazer, como casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios; distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento e outros; ações de inclusão social e acolhimento infantil; curso de primeiros socorros e simulação de incêndio; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – Estão envolvidos no programa órgãos do Governo do Estado, como a Secretaria de Estado da Saúde (incluindo toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen) e as secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; além Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara e Jornal A União. O programa também recebeu parceiros, a exemplo do INSS, do Ministério Público do Estado e das prefeituras dos municípios que vão receber o programa ‘Praça da Gente’. SECOM