A partir das 7h, a população de Guarabira terá acesso a serviços diversos, como consultas médicas, casamentos, divórcios, retirada de documentos, salão de beleza, cinema e shows. Para isso, uma estrutura de 2.400 metros quadrados começou a ser montada, nesta sexta-feira, na Praça Lima e Moura, no Centro da cidade, próximo à feira. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem a participação de 26 órgãos e o apoio da Prefeitura de Guarabira.
O secretário de Saúde José Maria de França e os representantes dos órgãos parceiros darão início às atividades da Praça da Gente. O governador José Maranhão visitará o espaço, por volta das 10h. As barracas feitas em metalon e lona estão sendo montadas em formato de praça e cada uma oferecerá serviços diferenciados. Além desse espaço, a Prefeitura de Guarabira cedeu uma área, que se estende por dois quarteirões, para instalação das barracas e de toda estrutura de apoio, como ambulâncias do Corpo de Bombeiros e outros serviços que serão levados por parceiros.
Serviços de saúde – Entre os serviços de saúde que serão oferecidos na feira estão consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água. Idosos, gestantes e adolescentes terão atendimento exclusivo na ‘Praça da Gente’.
Cidadania e lazer – Também serão oferecidos serviços de cidadania e lazer, como casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios; distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento e outros; ações de inclusão social e acolhimento infantil; curso de primeiros socorros e simulação de incêndio; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.