POLÍTICA: 09/10/2009 – Imagem: arquivo - Depois que o Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto (foto) recomendou que padres não participassem da política o, então vereador pessoense, Padre Adelino (agora ex-vereador) não teve seu retorno aceito pelo eleitor nas eleições municipais de 2008. Agora, Dom Aldo reafirma a recomendação da Igreja proibindo o envolvimento de padres na política partidária, o que poderá tirar o deputado federal Luiz Couto do páreo na disputa pela reeleição a presidente do PT. A eleição interna será realizada dia 23 de novembro.
Ou o celibato ou a política! Segundo o arcebispo paraibano, “foi essa a recomendação repassada aos bispos durante reunião que estivemos com o Santo Papa”, afirmou D. Aldo Pagotto. Ele disse hoje, sexta-feira (9), “espero que seja cumprida a determinação e os padres políticos entendam”. “A política interna não pode ter a participação de padres porque a disputa divide, não sendo recomendável que religioso se envolva neste tipo de competição”, destacou o arcebispo paraibano.
A determinação da Igreja poderá beneficiar diretamente o deputado Rodrigo Soares, candidato de oposição na disputa pela presidência estadual do PT, eleição decisiva porque o resultado do pleito definirá a aliança com o PMDB, na hipótese de vitória de Soares.
Fonte: www.paraiba.com.br