sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Índios encontram avião desaparecido na Amazônia, diz FAB

CIDADES: 30/10/2009 - São Paulo - O Comando da Aeronáutica informou no começo no fim da manhã desta sexta-feira, 30, que integrantes da tribo Matis dizem ter encontrado o avião que estava desaparecido na Amazônia. Os índios notificaram à Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre a aeronave C-98. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), há relato de sobreviventes. Uma fonte do governo afirma que nove dos 11 tripulantes estão vivos.

Segundo as informações preliminares, a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (tribo dos Matis) e Rio Novo (tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente Javari. O Comando da Aeronáutica iniciou, imediatamente, uma operação para o resgate, envolvendo as aeronaves que já estavam encarregadas nas buscas.

O C-98 Caravan desapareceu durante um voo entre as cidades de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), com 11 pessoas a bordo, 58 minutos depois de ter decolado. De acordo com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), os colaboradores foram designados para realizar ações de imunização em cerca de 3,7 mil indígenas de 40 aldeias no Vale do Javari, no Amazonas.

A tripulação era composta pelo primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga, segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira; suboficial Marcelo dos Santos Dias; e primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço. Já a equipe da Funasa era formada pela enfermeira Jositéia Vanessa de Almeida e pelos técnicos João de Abreu Filho, Diana Rodrigues Soares, Marcelo Nápoles de Melo, Maria das Dores Silva Carvalho, Maria das Graças Rodrigues Nobre, Marina de Almeida Lima.

Durante a madrugada, sete helicópteros e um avião fizeram buscas na rota que a aeronave faria, mas não encontrou nada. Nem mesmo uma varredura térmica, feita pelo avião R-99 teve sucesso.

O C-98 Caravan, de fabricação norte-americana, é usado para o transporte de pequenas cargas e passageiros em curtas distâncias e tem capacidade para até 14 pessoas. Na FAB, o avião é utilizado desde 1987 em tarefas de apoio e de transporte aeromédico e no Correio Aéreo Nacional. Fonte: Solange Spigliatti e Tânia Monteiro / O Estado de S.Paulo