terça-feira, 20 de outubro de 2009

Corpo de paraibana morta em tsunami chega sexta-feira à PB

MUNDO – 20/10/2009 – Imagem: arquivo - O corpo da paraibana Ana Isabel Pinheiro da Silva deve chegar a João Pessoa na próxima sexta-feira, (24). A previsão é da Divisão de Assistência ao Estrangeiro do Ministério das Relações Exteriores em Brasília. O corpo está em Samoa e na quinta-feira (23), será trazido em vôo comercial.

De acordo com informações do Ministério, haverá uma escala na Nova Zelândia e mais duas nos Estados Unidos, devendo o corpo ser recebido por familiares de Ana Isabel no aeroporto Internacional dos Guararapes, Gilberto Freire, em Pernambuco.

Ana morreu durante um tsunami. O Ministério das Relações Exteriores informou ontem, segunda-feira (19), que toda assistência foi dada à família de Isabel para que a paraibana possa ser sepultada em sua terra natal. O Ministério não revela os custos para o translado porque esse assunto é tratado apenas com os familiares, a quem compete arcar com as despesas.

O corpo de Ana Isabel está conservado no necrotério de um hospital público de Samoa. O Itamaraty está prestando assessoria jurídica por meio do consulado em Ápia, capital daquele país, fornecendo informações aos familiares sobre todos os procedimentos legais que devem ser adotados para que o corpo possa ser trazido para João Pessoa.

Ana Isabel estava na Nova Zelândia, estudando o idioma Inglês. Ela é natural do Município de Sousa, no Sertão da Paraíba. Ela estudou em Campina Grande, onde casou e foi transferida pela empresa onde trabalhava para Salvador, Belo Horizonte e finalmente, São Paulo, de onde partiu para o continente asiático. Segundo seu sobrinho, ela estava com uma amiga em Samoa e foi impedida de voltar para Nova Zelândia por não estar em dia com a documentação. Ana Isabel permaneceu no arquipélago, que foi atingido por um tsunami dia 29 de setembro do corrente ano. Da redação com Luiz Conserva