quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O Universo: Deus e a Ciência.

VÍDEO: 31/12/2009 - O vídeo “O Universo Conhecido”, do Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), nos leva ao questionamento inevitável: Deus ou Ciência – é possível aceitar cabalmente só uma explicação? É muito bonito. Partindo do Himalaia, onde ficam as montanhas mais altas da terra, incluindo o Everest, a animação computadorizada nos leva até os limites extremos do Universo, isto é, da parte que conhecemos dele. No vídeo saímos pela atmosfera terrestre e entramos pelo espaço negro como breu, originado no Big Bang. É possível ver cada estrela, planeta, quasar e galáxia. O filme foi feito a partir do mais completo mapa “das estrelas” existente, o Atlas Digital do Universo, que é mantido e atualizado por astrofísicos do Museu Americano de História Natural. Deus ou Ciência? Depois de ir e voltar até os confins de tudo o que conhecemos, duas posições surgem:
  1. Sabemos muito. O conhecimento científico amplia nossos horizontes e consegue nos levar até mesmo a lugares aonde a Física nunca será capaz de nos levar. e...
  2. Ainda sabemos muito pouco perto do todo. O próprio vídeo mostra isto.
Portanto, acreditar exclusivamente em uma ou outra das explicações é ingênuo e insuficiente. Como diria o mais famoso cientista de toda a história, o físico Albert Einstein, que acreditava em Deus e foi fundamental para o conhecimento científico que hoje temos: “A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado... A imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, dando vida à evolução.”

Uma tonelada e meia de fogos na passagem de ano em Campina Grande

CIDADSE: 31/12/2009 - A Prefeitura de Campina Grande vai utilizar uma tonelada e meia de fogos de artifício no show pirotécnico programado para marcar a passagem de ano na cidade.

A queima de fogos vai durar em média 15 minutos e poderá ser acompanhada pela população com mais intensidade às margens do Açude Velho, já que os fogos serão lançados aos céus da cidade das imediações do Parque da Criança. O prefeito Veneziano Vital do Rêgo e seus familiares optaram por permanecerem em Campina durante as festividades de fim de ano: “Prefiro ficar na minha cidade, até porque contamos com uma das mais belas decorações natalinas do Nordeste, superando cidades importantes como Natal e a própria João Pessoa”, destacou.

O show pirotécnico acontecerá assim que for anunciado o ano de 2010 pelas emissoras de rádio que geralmente fazem a contagem regressiva para a chegada do ano novo. Um dos locais mais disputados será o espaço do antigo Posto Berro D’Água, onde foi montado o Papai Noel Gigante, bem como os quiosques que existem ao redor do Açude. Além disso, espera-se uma grande visitação em outros pontos também decorados com motivos natalinos, como a Praça José Américo, o Largo do Museu do Algodão, a sede da STTP, dentre outros espaços, considerando que a decoração natalina continuará exposta até o dia 06 de janeiro, Dia dos Reis Magos.

Fonte: CODECOM / PMCG

James Kipsang é bicampeão da São Silvestre

ESPORTES: 31/12/2009 - Sob um calor que ultrapassou os 30 graus, o queniano James Kipsang Kwambai conquistou o bicampeonato consecutivo da São Silvestre, nesta quinta-feira, em São Paulo, confirmou o domínio africano na tradicional prova de rua brasileira e obteve uma façanha. Desde 2000 um atleta não vencia a prova duas vezes seguidas - na ocasião, Paul Tergat proporcionara a dobradinha. Pelo segundo ano consecutivo, nenhum brasileiro subiu ao pódio.

Kwambai completou a prova em 44m40s, longe do recorde de Tergat, que vigora desde 1995 (43m12s). A vitória dele também ratificou a soberania queniana. Desde 1992, o país africano ganhou 12 vezes a disputa no masculino. Vale lembrar que, na prova feminina, Pasalia Kipkoech levantou o caneco.

Até hoje, na História da prova, o Quênia já cravou cinco dobradinhas, com vitórias no masculino e no feminino.

Em uma tarde quente em São Paulo, em que a umidade do ar bateu nos 53%, a corrida começou com a liderança do tanzaniano Martin Sulle nos quilômetros iniciais. Ele sustentou a ponta até pouco depois do fim do Elevado Costa e Silva, na altura do sétimo quilômetro de prova, quando foi alcançado pelo pelotão.

O grupo perseguidor, composto majoritariamente por atletas africanos, como Robert Cheruiyot e o próprio Kwambai, tomou a dianteira. Tricampeão da São Silvestre - em 2002, 2004 e 2007 -, Cheruiyot logo imprimiu ritmo forte e mostrou que estava forte para buscar o tetra. Nos dias anteriores à prova, ele confidenciou que tem como objetivo igualar o compatriota Paul Tergat como maior vencedor. Tergat triunfou cinco vezes, de 1995 a 2000.

Por volta do décimo quilômetro, na Avenida Rio Branco, Kwambai resolveu dar as caras. Atual campeão, o queniano de 26 anos disparou e abriu larga margem em relação aos concorrentes, já na região central da capital paulista.

A partir daí, número 1 da listagem geral provou por que detinha tal camisa. Kwambai manteve a ponta, subiu a Brigadeiro Luis Antônio com propriedade e amealhou mais uma conquista.

O segundo colocado foi seu compatriota Elias Chelimo. O tricampeão Cheruiyot completou os três primeiros. O melhor brasileiro foi Clodoaldo Gomes, que terminou em oitavo.

Veja a classificação final da prova masculina da São Silvestre:

1º- James Kipsang Kwambai (QUE) - 44m40s 2º- Elias Chelimo (QUE) - 44m58s 3º- Robert Cheruiyot (QUE) - 45m30s 4º- Diego Colorado (COL) - 45m32s 5º- William Naranjo (COL) - 45m36s 8º- Clodoaldo Gomes da Silva (BRA)- 46m40s.

Fonte: Paulo Roberto Conde/LanceNet

SEM AÇÃO; Polícia Militar apreende menor procura por conselheiros tutelares, porém os mesmos nem por telefone são encontrados

POLICIAL: 31/12/2009 - Uma adolescente é flagrada por populares nas proximidades do “Rodo Bar”, localizado à Avenida Comandante Vital Rolim, centro - Cajazeiras/PB em atitudes suspeitas. O fato se deu por volta das 4hs50 da madrugada de hoje, quinta (31).

Segundo informações da Polícia Militar, Ana Beatriz Pereira da Silva, 14 anos, solteira, desocupada fazia ‘ponto’, a fim de se prostituir.

Uma pessoa acionou a PM que tentou de todas as maneiras cabíveis e possíveis um contato com o Conselho Tutelar local, porém sem êxito. Os telefones dos conselheiros estavam todos desligados sendo obrigado, os policiais conduzirem a menor para Delegacia de Polícia Civil dessa cidade. Da redação

Jeová declara que se sente traído por Vituriano e membros do seu grupo político em Cajazeiras/PB

POLÍTICA: 31/12/2009 – Imagem arquivo - Após ás declarações da não união entre lideranças políticas da região de Cajazeiras, em reunião com o governador José Maranhão na capital paraibana realizada ontem, quarta-feira (30), que durou pouco mais de uma hora, todas as emissoras de rádio, comentaristas e inclusive fofoqueiros políticos de Cajazeiras e cidades adjacentes não param de “desenhar” um cenário político de agora em diante, principalmente em Cajazeiras com o rompimento em definitivo de Antonio Vituriano de Abreu e Jeová Vieira Campo principal articulador e responsável pela vitória de Léo Abreu.

Declarações feitas durante o “Programa Boca Quente” veiculado pela Rádio Difusora de Cajazeiras por Vituriano que anunciava com detalhes da conversa que manteve com o governador José Maranhão resolvendo em definitivo formalizar o rompimento político com Jeová Vieira Campos (PT). Segundo declarou o próprio Vituriano nem ele, nem Léo seu filho irão pedir votos para Jeová. Após tornar públicas as declarações de Vituriano, Jeová não deixou por menos e ‘rasgou o verbo’. Em questão de minutos assessores do deputado Jeová comunicou que seu desafeto político, estaria usando o espaço de uma emissora de rádio e detonando, Jeová não hesitou e ligou para a referida emissora criticando a atitude de pai do prefeito.

Em meados de agosto/setembro de 2008 em pleno fervor de uma campanha eleitoral, um morador de Cajazeiras me confidenciava que o deputado Jeová iria ter uma grande decepção em relação á família Abreu, eu (editor desse blog), defendi com unhas e dentes aquela então negativa de um homem “apaixonado” pela política cajazeirense sem me importar que o ancião seja velho conhecedor da grande prole, nem mesmo José Maranhão conseguiu união entre as partes.

Segundo informações veiculadas em emissoras de rádio e portais de notícias do Estado, o governador Maranhão deu inicio a reunião com líderes políticos de Cajazeiras trouxe a necessidade das lideranças da região sertaneja se juntar em prol de um projeto para o Estado da Paraíba, em um todo. Mais adiante o deputado Jeová colocou suas dificuldades em relação a ser de fato candidato à câmara Federal em 2010, se há a possibilidade de Wilson Santiago lançar seu primogênito ou mesmo desistir da disputa ao Senado, deixando em aberto a opção mais coesa, a reeleição na AL do Estado, como o caminho mais certo adiando um pouco, seu projeto político.

“Quero a partir de agora andar com as minhas próprias pernas”, declarou Vituriano, durante um desabafo feito para o governador sobre as dificuldades o impede sua suposta união com Jeová nas próximas eleições, afirmando ainda, que o petista citava nomes para lançar candidatos a deputado estadual, usava de manobras para que o mesmo não ingressasse de forma alguma à direção do Hospital Regional de Cajazeiras. Mediante investidas do próprio José Maranhão não houve êxito o mencionado encontro, restando Jeová agir, por em prática suas astúcias políticas e rever seus conceitos, possivelmente retaliações virão e “cabeças” rolarão pelo fétido escoar da política. Ora, brasileira, ora, paraibana. Da redação

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pescador é atropelado por taxista de S J R P na PB-393, socorrido para o HRC é transferido com urgência para CG

POLICIAL: 30/12/2009 – Foi atropelado por um taxista de São João do Rio do Peixe nessa manhã de quarta (30), o pescador Francisco Hipólito de Sousa, 49 anos, casado, residente no Sítio Serra da Arara, zona rural de Cajazeiras/PB, o fato se deu por volta das 9hs00. Segundo informações de um popular que passava pela PB-393, no momento do choque nos relatou o fato; “eu passava pela rodovia quando escutei um barulho forte, percebi que o carro (o taxi), havia batido em alguém era no pescador. O taxista evadiu-se do local sem prestar socorro para ele que caiu num barranco” lamentou a testemunha. O pescador trafegava em sua motocicleta e deu entrada no HRC por volta das 10hs00, á segurança do referido hospital informou que a vítima havia caído numa ribanceira, testemunha afirmou não ter sido daquela maneira o mencionado acidente, a testemunha frisou ainda, que Polícia da cidade de São João tem em seu poder o nome do autor do acidente, o mesmo é velho conhecido da Justiça. A vítima aguardava uma vaga em um hospital de Campina Grande, porém seu estado de saúde se agravava, Francisco sofreu traumatismo craniano e, fraturas pelo corpo, a família acompanhava o sofrimento do pescador que agonizava num leito do HRC. Da redação

Imprudência; agricultor morre atropelado quando tentava atravessar rodovia embriagado na zona rural de Cajazeiras/PB

POLICIAL: 30/12/2009 – Por volta das 12hs10, da tarde de hoje, quarta-feira (30), no Sítio Serra da Arara, zona rural de Cajazeiras/PB - PB-393 rodovia que liga São João do Rio do Peixe á essa cidade, perdeu a vida vítima de atropelamento, o agricultor Judivan de Sousa Bezerra, solteiro, 48 anos, residente na localidade acima mencionada, quando tentava atravessar aquela rodovia estadual numa motocicleta Honda Titan, 125cc, placa: MMZ-5562, inscrição de Cajazeiras/PB e foi colhido por um veículo EcoSport, placas: NPR-9305, inscrição de Campina Grande/PB, que era conduzido por Edson Batista Lopes, casado, 60 anos, engenheiro agrônomo, residente à Rua Vereador Benedito Mota, Campina Grande.

Segundo informações, o Corpo de Bombeiros se dirigiu ao local, após ser solicitado pelo COPOM do 6º BPM, viaturas do PPTRAN também foram para o local, lá chegando nada mais poderia ser feito, pois a vítima já havia entrado em óbito, sendo aguardado á chegada da autoridade policial de plantão, para liberação do mesmo.

A nossa reportagem permaneceu no HRC e por volta das 14hs09, o corpo de Judivan chegou numa viatura da polícia civil, ficando á espera do IML de Patos, para ser feita necropsia e liberado para os familiares e, conseqüentemente realização do sepultamento que poderá ser feito na tarde de amanhã. Edson Batista Lopes acusado de ter atropelado o agricultor foi conduzido para DP, a fim que as providências cabíveis fossem adotadas. Da redação

Jovens que participavam de festa em São José de Piranhas são vítimas de acidente na PB-400

POLICIAL: 30/12/2009Imagem: Alex Gonçalves - Um gravíssimo acidente foi registrado nessa madrugada de quarta-feira (30), por volta das 3hs20, na saída para Monte Horebe, imediações do Campestre Clube de São José de Piranhas/PB, deixando como vítima de acidente fatal o jovem Franco Dias de Araujo, 24 anos, estudante, solteiro, residente em Teresina/PI, filho de Francisco Dias de Araujo e Maria da Glória Alves da Silva. José Anderson de Souza Pereira, 21 anos, (sobrevivente), solteiro, comerciante, foi socorrido para o HRC com escoriações pelo corpo e suspeitas de poli-traumatismo craniano leve, permanece internado, já o motorista do veículo Gol, placas: JGB-9622, Marcos Antônio Cavalcante evadiu-se do local do local do fato.

Segundo informações do Senhor Eduardo, motorista da ambulância da poli-clínica de São José de Piranhas ao chegar ao local, por volta de 4hs00, o referido veículo permanecia virado com os pneus para cima, porém a Polícia Militar já se fazia presente juntamente com um grupo de estudantes de medicina que trafegavam pelo local faziam os primeiros socorros ás vítimas, que haviam participado de uma festa em praça pública naquela cidade. O corpo de Franco Dias de Araujo foi encaminhado à poli-clínica para os procedimentos médicos e possivelmente será liberado aos familiares para sepultamente logo mais. Da redação