segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Pesquisa revela que ex-governador cassado lidera disputa para o Senado, Veneziano é 2º e Efraim o 3º colocado

POLÍTICA: 05/10/2009 - Imagem: arquivo - O ex-governador cassado Cássio Cunha Lima (PSDB), lidera disputa por uma das duas vagas para o Senado Federal disponíveis para a Paraíba nas eleições do próximo ano.
Na soma do primeiro e do segundo voto para senador, Cássio aparece com 53% da preferência do eleitorado paraibano, superando em mais de 20 pontos percentuais o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), que aparece com 32,4%. Realizada pelo Instituto Opinião, a pesquisa Opinião ouviu 1.985 eleitores em 80 cidades da Paraíba entre os dias 23 e 28 de setembro deste ano.
Depois de Cássio e Veneziano, a consulta revela que o senador Efraim Morais (DEM) é o preferido dos paraibanos. Na soma dos dois votos para senador, o democrata aparece em terceiro colocado com 22,9%. Na seqüência, aparecem o deputado petista Luiz Couto (12,9%), o ex-senador Ney Suassuna (9,8%), que está hoje no PP, o deputado federal Wellington Roberto (6,2%), o deputado Wilson Santiago (4,9%) e o senador Roberto Cavalcanti (3,5%). O número de indecisos é de 37,8% e de brancos e nulos 16,6%. A soma dos números deu 200% em razão da possibilidade do entrevistado votar duas vezes. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.
Cássio tem 45% da preferência do primeiro voto para senador
O Instituto Opinião quis saber do eleitor em qual seria o seu primeiro voto para Senador da República. A pesquisa revelou que 45% dos eleitores paraibanos darão ao ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) o primeiro voto para o Senado. Já o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) é o primeiro candidato a senador de 18,5% dos paraibanos, seguindo do senador Efraim Morais (DEM) que teve 6,3%. O deputado Luiz Couto (PT) é o primeiro candidato de 4,7% dos paraibanos e o ex-senador Ney Suassuna (PP) de 2,9%. Para o primeiro voto, o número de indecisos atinge 10,5% e brancos e nulos 6,5%. Na seqüência da preferência para o primeiro voto a senador, aparecem os deputados federais Wilson Santiago (2,2%) e Wellington Roberto (2,%). Segundo a pesquisa, 1,3% dos eleitores disseram que votarão em Roberto Cavalcanti (PRB) como primeira opção. Efraim Morais lidera opção para o segundo voto de senador
O senador Efraim Morais (DEM) lidera a lista de candidatos como segunda opção para o Senado Federal, segundo pesquisa do Instituto Opinião. Efraim Morais (DEM) é o segundo candidato de 16,6% dos eleitores e o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB) de 13,9%. Como segunda opção de voto para o Senado, o deputado Luiz Couto (PT) aparece com 8,2% e o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) com 7,9%. Em sequência, vem Ney Suassuna (6,9%), Wellington Roberto (4,2%), Wilson Santiago (2,7%) e Roberto Cavalcanti (2,2%).
Para segunda opção, o número de indecisos sobre para 27,3% e de brancos e nulos para 10,1%. PBAgora