terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Vereador irá apresentar projeto de lei para nomear Rua Dr. Adalberto Nogueira Pessoa na região norte de Cajazeiras

Vereador Neto da Vila Nova (PPL)
Como forma de agradecimento pelos serviços prestados ao povo do sertão paraibano, o Poder Legislativo de Cajazeiras através do Vereador Neto da Vila Nova (PPL), se adiantou para redigir o Projeto de Lei, em homenagem ao engenheiro agrônomo Adalberto Nogueira Pessoa, que tanto contribuiu culturalmente com a “Terra do Padre Rolim”. Filho do casal João Cândido Soares Nogueira e Aurelina Pessoa de Andrade, nascido aos (treze dias) do mês de maio de 1952, no distrito Lima Campos, Município de Icó/CE, Adalberto deu os seus primeiros passos estudantis naquela cidade e, posteriormente mudou-se para Jaguaribe, onde fez o ensino secundário, em seguida por necessidade de ampliar os seus conhecimentos Adalberto mudou para Fortaleza, para dar continuidade aos estudos e trabalhar.

Pela efervescência politica, cultural e intelectual existente na capital pernambucana daquela época, Adalberto mudou-se mais uma vez, desta feita, para a cidade do Recife, onde deu inicio ao curso de Matemática, posteriormente, pela oferta de cursos e tendência Nogueira ingressou na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e cursou Agronomia. Ainda pelas grandes ofertas da época, além da SUDENE, outros órgãos governamentais ofereciam grandes salários aos formandos das universidades federais. Indicado para iniciar os trabalhos de criação dos núcleos da SUDENE no sertão paraibano, Adalberto fixou residência na cidade de Conceição, na região do Vale do Piancó. Pela aproximação de sua terra natal – solicitou transferência para Cajazeiras, onde fazia questão até os seus últimos de dizer que um apaixonado pela cidade. Conhecedor dos mais diversos assuntos, Adalberto se destacava quando falava sobre clima, período chuvoso, cultura e política.

Dr. Adalberto Nogueira Pessoa
Em entrevista concedida a imprensa cajazeirense em meados de 2013, Adalberto lembrou que houve um arrocho na economia brasileira a partir do inicio dos anos 80, oportunidade, que o fez ingressar na atividade empresarial e não depender apenas do salário estatal. Após realizar exames, foram constatados problemas hepáticos, Adalberto deu inicio aos tratamentos, decorridos alguns anos, as internações foram constantes. Agravado seu quadro clínico, o paciente não resistiu e veio a falecer na noite da última quinta-feira (21/01/2016) no Hospital Universitário Walter Cantidío em Fortaleza/CE, Adalberto morreu aos 63 anos incompletos.

Na política, Adalberto enveredou-se nos movimentos estudantis ainda no Recife e, foi secretário por três oportunidades em Cajazeiras; uma na gestão do médico Antônio Vituriano de Abreu e, na gestão de Zerinho, e outra na gestão de Leonid de Souza Abreu, ocupando a pasta de Planejamento. O velório do engenheiro agrônomo aconteceu no recinto da Câmara Municipal de Cajazeiras, o sepultamento foi no Cemitério Municipal Coração de Maria em Cajazeiras, cidade que escolheu para viver seus últimos anos. Vale lembrar que o período ordinário dos trabalhos legislativos tem inicio previsto para começar no próximo dia 1º de fevereiro de 2016, as 17hs00 no Plenário Edimilson Feitosa da Câmara Municipal de Cajazeiras.


Da redação