terça-feira, 6 de outubro de 2009

Ponto de Cultura “ARTE PARA TODOS” apresenta o espetáculo "LÉ DÉFUNT"

CULTURA: 06/10/2009 - No dia 17 de outubro de 2009 estréia o espetáculo “LÉ DÉFUNT” no teatro ICA, texto de René de Obaldia e direção de Francisco Hernandez. No elenco Norma Viana, Mayara Hernandez e participação de Fernando Inacio. A curta temporada vai até dia 18 e as sessões acontecem no sábado e domingo às 20h.

O Espetáculo

LÉ DÉFUNT conta a estória de duas mulheres, Julie e madame Cavin, que se encontram para lamentar a morte de um mesmo homem. Julie a viúva “oficial”, tenta arrancar de Madame Cavim a certeza de que esta teria sido a amante do seu falecido esposo. Num jogo cênico bastante apurado, típico de uma tragicomédia, as duas personagens vão a loucura, deixando a platéia tensa com as dimensões do diálogo, e ao mesmo tempo, descontraída com as doses de humor. A montagem em trinta e cinco minutos, revela o que há de contundente no texto do dramaturgo francês René de Obaldia.

A Técnica

FRANCISCO HERNANDEZ – Diretor teatral DRT Nº 1210 – SATED/PB. Iniciou carreira em 1985 em João Pessoa/PB.

Ator dos espetáculos: "A Favorita do Imperador", "Toim de Cabaceira", "Soraia Sorria Video Clip", ”Trinca Mas Não Quebra", "Pucumã" e no filme “O Sonho de Inacim” de Eliézer Rolim.

"Vento do Amanhecer em Macambira", de Roberto Vignatti (com temporada em circuito nacional), "Paió de Fogo" de Misael Batista (espetáculo premiado no Festival de Teatro Universitário de Blumenau/SC), "Paixão de Cristo", de Tadeu Patrício, "Um Dia Serei Suzana" de Tarcísio Pereira e "O Homem de Barro" curta-metragem de Mouro Moreira.

Diretor dos espetáculos: "Nascimento" (espetáculo vencedor do I Festival de Teatro do SESC/PB) e "Chica Doida" (com texto de sua autoria). "A Feira" de Lourdes Ramalho, "B... Em Cadeira de Rodas", “O Reino Desejado”, Projeto Ibérico com atores de três países: Portugal, Espanha e Brasil (temporada internacional na Europa), "Paixão de Cristo" (participação da atriz Marcélia Cartaxo), "Trinca Mas Não Quebra", "Ô Terrinha Boa", "O Dia em Que deu Elefante", "Em Estado de Graça", "O Palhaço do Planeta Verde", "A Feia de Caruaru", “De Hoje Eu Não Passo”, “Uma Mulher Para Dois Maridos

Ativista Cultural - Foi eleito presidente da Federação Paraibana de Teatro – FPTA permanecendo no cargo por três mandatos. Diretor/Conselheiro da Confederação Brasileira de Teatro - CONFENATA/DF. Colaborou com a criação e implantação da Política Cultural do Estado da Paraíba - FIC - Augusto dos Anjos, Secretário de Cultura de Cajazeiras por 8 (oito) anos, onde implantou o Sistema Municipal de Cultura além das cidades de Triunfo, São Bentinho, Mãe D´Água e Poço de José de Moura. Presta Consultoria Cultural em diversas cidades da região. Foi representante nas Conferências: Regionais, Estadual e Federal para implantação do Sistema Nacional de Cultura. Eleito pelas entidades culturais sertanejas para integrar a CTAP – Comissão Técnica de Análise de Projetos/ FIC – Fundo de Incentivo à Cultura do Estado da Paraíba. É atualmente presidente da ACATE – Associação Cajazeirense de Teatro, entidade que coordena o Ponto de Cultura ARTE PARA TODOS, convênio com Ministério da Cultura – MinC e integra o FÓRUM REGIONAL DE CULTURA, que tem atuação na Região Sertaneja.

GEORGE BURITY – Iluminador DRT Nº 1211 - SATED/PB. Estreou no teatro em 1997 com o espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO”, “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, "O DIA EM QUE DEU ELEFANTE", "A FEIA DE CARUARU", “O PALHAÇO DO PLANETA VERDE”, “EM ESTADO DE GRAÇA” (vencedor do premio de melhor iluminação do I CAJAZEIRATO – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras), “DE HOJE EU NÃO PASSO” e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS” em 2008.

WALTER NUNES – Sonoplasta DRT Nº 1215 - SATED/PB. Estreou no teatro em 1998 com o espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO”, “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, “O PALHAÇO DO PLANETA VERDE”, “EM ESTADO DE GRAÇA”, "O DIA EM QUE DEU ELEFANTE", "A FEIA DE CARUARU", “DE HOJE EU NÃO PASSO” (vencedor do premio de melhor sonoplastia do II CAJAZEIRATO – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras) e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS”.

O Elenco

MAYARA HERNANDEZ - Atriz DRT Nº 1212 - SATED/PB. Estreou no teatro em 2003 com o espetáculo: “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, texto de Eliezer Rolim, participou da Mostra Estadual de Teatro e Dança em João Pessoa. Participou da montagem do espetáculo: “A FEIA DE CARUARU”, texto de Américo Barreto. “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS”, com texto de Eliseu Miranda & Campana e direção de Francisco Hernandez – recebeu indicação de melhor atriz no II CAJAZEIRATO – Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras realizado no Teatro Íracles Pires em 2008. Estudante do curso de letras da UFCG/Cajazeiras/PB.

NORMA VIANA - Estreou no teatro em 2007 com o monólogo de sua autoria “LOUCURA X LUCIDEZ: DOIS MOMENTOS DE UM MESMO SUJEITO” com o objetivo de fazer a abertura da II JORNADA MUNICIPAL DE SAUDE MENTAL, evento realizado no teatro Íracles Pires, na cidade de Cajazeiras/PB. Após a estréia o monólogo foi apresentado em outros eventos culturais da cidade e região. O registro através de DVD foi exibido em vários momentos em cursos de graduação, disciplinas de saúde mental, Congressos e Seminários temáticos. O mencionado monólogo participou do edital “PREMIO CULTURAL LOUCOS PELA DIVERSIDADE” 2009 - Edição Austregésilo Carrano do MINISTÉRIO DA CULTURA, MINISTÉRIO DA SAÚDE e FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ tendo sido habilitado na primeira etapa de seleção.

FERNANDO INÁCIO DA SILVA – Ator DRT Nº 1213 - SATED/PB. Estreou no teatro em 1997 com o espetáculo “PAIXÃO DE CRISTO”, “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, "O DIA EM QUE DEU ELEFANTE", "A FEIA DE CARUARU", o filme "O SONHO DE INACIM". Estudante do curso de Administração de Empresa na Faculdade Santa Maria em Cajazeiras/PB.

Trajetória do Espetáculo

Produzido e encenado pela primeira vez por Francisco Hernandez na cidade de Rio Claro/SP em 1998, participou de três importantes festivais: I FESTIVAL DE TEATRO DE BAYEUX/PB. 1999, Premiação: Melhor Atriz (Kátia Ribeiro) e 3º Melhor Espetáculo; III FESTIVAL DE TEATRO SESC-PB. 1999. Premiação: 2º Melhor Espetáculo e Melhor Iluminação. Indicações: Melhor Direção, Melhor Atriz (Kátia Ribeiro) Melhor Ator (Francisco Hernandez) e Melhor Figurino. V FESTEJO - FESTIVAL DE TEATRO SERTANEJO - SOUSA/PB. 1999. Premiação: Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Atriz (Kátia Ribeiro), Melhor Sonoplastia. Indicações: Melhor Cenário, Melhor Iluminação, Melhor Atriz (Regina Cardoso).

Perfis

O Ponto de Cultura ARTE PARA TODOS/ACATE – Associação Cajazeirense de Teatro, fundamenta seu trabalho a partir da linguagem cênica. O humor e a inserção dessas formas populares de arte são as fontes do trabalho do elenco e técnica que integram o ponto de cultura e ACATE. Para os atores e técnicos, o espetáculo e o segmento teatral permitem perceber limites, diferenças e semelhanças através de um universo fantasioso mas não menos objetivo. Além da dedicação ao espetáculo, o ponto de cultura ARTE PARA TODOS e ACATE desenvolvem projetos voltados à pesquisa em diversos segmentos da arte e cultura, através do ensino das artes cênicas. No repertório da ACATE/Ponto de Cultura, oito espetáculos: “PAIXÃO DE CRISTO”, “EM ESTADO DE GRAÇA”, “O DIA EM QUE DEU ELEFANTE”, “A FEIA DE CARUARU”, “TRINCA MAS NÃO QUEBRA”, “O PALHAÇO DO PLANETA VERDE”, “DE HOJE EU NÃO PASSO” e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS”.

Atividades

Realização de três edições do CAJAZEIRATO - Festival Estadual de Teatro de Cajazeiras, duas oficinas montagens para os espetáculos: “LOUCURA X LUCIDEZ” e “UMA MULHER PARA DOIS MARIDOS”, PREMIO ZÉ DO NORTE DE CULTURA SERTANEJA, oficinas de Relações Humanas, Arte Cênicas (iniciação ao teatro), teatro de bonecos (confecção e manipulação), Vídeo (elaboração de roteiro e produção), Iniciação ao uso de Câmera, criação e implantação do Cine Clube atriz Marcélia Cartaxo que oferece a comunidade cinema, pipoca e guaraná todas as quintas-feiras e aprovação do projeto IV CAJAZEIRATO a ser realizado com patrocínio do PROGRAMA BNB DE CULTURA em novembro de 2009.