Aprendizagem e competências
socioemocionais foram temas centrais
Os professores e técnicos
administrados ligados ao ensino do IFPB Campus Cajazeiras participaram do
Encontro Pedagógico realizado nos dias 05 e 06 de março. O momento foi de
reflexões sobre estratégias metodológicas de ensino, integração entre a
comunidade escolar e a sociedade, como também novos modelos de ensino.
A edição 2020 do Encontro Pedagógico teve como
tema “A organização pedagógica do IFPB: direcionando o olhar para o Campus
Cajazeiras”. O evento contou com ciclos de palestras e conferências e abordou
temas como: habilidades socioemocionais, autonomia dos estudantes, processo de
ensino e aprendizagem, curricularização da extensão e inovação do IFPB, dentre
outros.
O encontro começou na manhã
da última quinta-feira (05), onde os profissionais puderam se confraternizar durante o
café da manhã. Logo em seguida, os
servidores receberam as boas-vindas e informes da Diretora Geral Lucrécia
Petrucci e do Diretor de Ensino Ricardo Job. A primeira palestra do dia abordou
a Curricularização da Extensão e Inovação no IFPB com a equipe da Pró-Reitoria
de Extensão e Cultura do IFPB formada pela professora Maria Cleidenedia Morais
Oliveira – Diretora de Extensão; George Glauber – Diretor de Cultura e Diogo
Nogueira – Coordenador de Extensão do Campus Cajazeiras. “A extensão tem o
papel de levar para a sociedade o que a instituição está fazendo e levar para a
comunidade o que estamos desenvolvendo dentro dos Campi do IFPB”, disse Cleidenedia.
Os palestrantes apresentaram dados sobre o que vem sendo desenvolvido dentro do
Instituto e apontaram caminhos para que servidores desenvolvam projetos que
atendam as políticas de extensão e cultura do IFPB.
Na parte da tarde a
conferência sobre “Foco na aprendizagem: o caso da escola da ponte” ministrada
pelo professor Wilson Correia de Azevedo mexeu com o ânimo de muitos
professores interessados em revolucionar o processo de aprendizagem ao colocar
o aluno como protagonista do processo.
Na sexta-feira (06), a
professora Dra. Auricélia Lopes falou sobre a importância das competências
socioemocionais no contexto escolar. “A excelência cognitiva não é determinante
para a qualidade de vida pessoal e profissional de nossos alunos e professores.
Precisamos entender e trabalhar o valor de habilidades como o otimismo, a
resiliência, a rapidez na socialização e tantas outras qualidades
imprescindíveis à qualidade de vida”.
O tema também foi tratado
pela psicóloga do Campus Cajazeiras – Renalle Ruana Pessoa Ramos – no turno da
tarde. A psicóloga explanou sobre a importância da saúde mental dos alunos do
campi e abordou questões práticas utilizando uma ferramenta digital de
interação em tempo real com a plateia.
Assessoria de Imprensa - IFPB/Cajazeiras