A Companhia de Água e
Esgotos da Paraíba (Cagepa) solicita à população que as denúncias sobre falta
d’água, vazamentos, desvios na rede ou quaisquer outros tipos de
irregularidades ou interrupção de serviços devem ser feitas pelos canais de
atendimento com informações corretas, como matrícula e endereço completo. O uso
racional da água também deve ser priorizado neste período, para evitar
problemas de intermitência na distribuição.
De acordo com o presidente
da Cagepa, Marcus Vinícius Fernandes Neves, a colaboração da população é
fundamental para que as equipes de manutenção sejam acionadas e resolvam o
problema no mais curto prazo de tempo possível. “Muitas pessoas procuram a
imprensa antes mesmo de registrarem a reclamação junto à Cagepa. Isso atrasa a resolução
do problema porque é impossível fazer o monitoramento de toda a rede em tempo
real. Então, contamos com a ajuda dos moradores, que podem nos informar assim
que detectarem algum vazamento ou falta d’água, com informações completas”,
explica.
Marcus Vinícius destacou
que, ao ligar para o 115, o cliente tenha sempre em mãos sua fatura da Cagepa
e, ao final da ligação, solicite e anote o número do registro de atendimento
(RA). “A partir do RA, o cliente pode acompanhar o andamento da sua
solicitação”, disse.
Seguindo as recomendações do
Governo do Estado de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus, a Cagepa
passa a restringir o atendimento presencial aos casos de extrema necessidade,
direcionando as demais situações para o call center 115 e para os canais
online: pelo site www.cagepa.pb.gov.br e agora pelo aplicativo Cagepa, que pode
ser baixado pelo Google Play por qualquer smartphone com sistema operacional
Android.
No aplicativo, os clientes
podem solicitar serviços como: emissão de segunda via de sua fatura, registro
de reclamações, consulta de informações sobre o consumo do seu imóvel e
acompanhamento de solicitações.
Uso racional – A quarentena
tem provocado uma mudança no padrão de consumo dos paraibanos e, devido ao
aumento das pessoas em casa, tem crescido também o uso da água. No entanto, o
presidente da Cagepa, alertou que esse alto consumo pode gerar um colapso no
sistema de distribuição. “Temos que ponderar o equilíbrio entre oferta e
demanda. O consumo desenfreado pode baixar o nível dos reservatórios
rapidamente. Trocando em miúdos, se abusar, vai faltar”, advertiu.
Marcus Vinícius conclamou a
população a agir de maneira solidária e endossar a causa com medidas práticas
de racionalidade. “No cenário atual de pandemia do coronavírus, precisamos unir
esforços para combater essa ameaça. Precisamos ter responsabilidade e senso
coletivo para enfrentarmos esse problema. Sabemos que a principal medida
preventiva contra o coronavírus é a higienização, então estamos trabalhando
diuturnamente para evitar a falta d’água. Mas, a população precisa ser nossa
parceira nesse processo”, disse.
Como economizar água sem
descuidar da limpeza?
– Feche bem as torneiras
durante o ensaboamento das mãos e após o uso. Torneira aberta em 1 minuto gasta
3 litros de água;
– Feche a torneira enquanto
escova os dentes ou faz a barba;
– Evite banhos demorados. O
chuveiro aberto em 15 minutos gasta 60 litros de água;
– Antes de lavar a louça,
remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe e só abra a torneira
para o enxague;
– Evite lavar as calçadas
com mangueira. Elas podem ser varridas;
– Molhe plantas e jardins ao
entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. Utilize
regador em vez de mangueira;
– Evite que as crianças
brinquem de tomar banho com mangueira;
– Fique atento aos
vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários;
– Conserte imediatamente os
vazamentos, trocando as partes danificadas das canalizações. Não faça remendos
provisórios.
CANAIS DE ATENDIMENTO:
– Teleatendimento 115
– Redes sociais (Facebook,
Twitter e Instagram)
– Agência virtual
(www.cagepa.pb.gov.br)
– App Cagepa, que está
disponível para smartphones com sistema Android