domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vasco vence Flu e se classifica para a final

ESPORTES: 14/02/2010 - Em jogo explosivo no Maracanã, o Vasco derrotou o Fluminense, nos pênaltis (6 a 5), após empate sem gols no tempo normal, e garantiu uma vaga na final da Taça Guabanara. O adversário do Gigante da Colina na grande decisão será o vencedor do confronto entre Flamengo e Botafogo, nesta quarta-feira, também no Maracanã.

PRIMEIRO TEMPO

Vasco vence Flu e está na final da Taça GB

Vasco vence Flu e se classifica para a final

Cruzmaltino sai vitorioso em jogo levado aos pênaltis

Em jogo explosivo no Maracanã, o Vasco derrotou o Fluminense, nos pênaltis (6 a 5), após empate sem gols no tempo normal, e garantiu uma vaga na final da Taça Guabanara. O adversário do Gigante da Colina na grande decisão será o vencedor do confronto entre Flamengo e Botafogo, nesta quarta-feira, também no Maracanã.

PRIMEIRO TEMPO

O jogo começou nervoso no Maracanã, com ambas as equipes saindo para o jogo e conseguindo as finalizações já nos primeiros minutos. Determinados a mostrar porque têm as defesas menos vazadas do Campeonato Carioca, Vasco e Fluminense apresentavam forte marcação, o que proporcionou um razoável número de faltas no começo do jogo e as habituais ofensas ao árbitro pelos mais de trinta mil torcedores presentes no Maior do Mundo. O primeiro cartão amarelo saiu logo aos 9 minutos, para Márcio Careca.

Ao contrário do que se esperava, muitas jogadas aconteceram pelo meio do campo. Pelo Vasco, Carlos Alberto, muito bem marcado por Diogo e Diguinho, esbarrava no setor defensivo tricolor e não conseguia converter. A primeira grande chance de gol da partida veio aos 10 minutos, com contra-ataque do Flu. Gum lançou em profundidade para Fred que, posicionado no centro da grande área, de frente para o gol, chutou em cima de Fernando Prass, que defendeu a bola rasteira com os pés.

Também se viu muitos erros de passes na primeira etapa, tanto no Vasco, como no Fluminense. Aos 24 minutos, o número excessivo de faltas cometidas e a desatenção na troca de passes deixou o jogo mais preso, fazendo das bolas paradas as melhores oportunidades para que o placar fosse aberto. Foi assim que Fred, aos 36, quase marcou o primeiro do Tricolor, em falta cobrada na entrada da área que passou muito perto do gol de Fernando Prass.

O primeiro tempo terminou com um festival de cartões amarelos, oito no total. Sobrou até para o técnico do Vasco, Vagner Mancini.

SEGUNDO TEMPO

Se no primeiro tempo Dodô teve atuação apagada, Philippe Coutinho retornou ao gramado e ofereceu grande perigo ao Fluminense já no primeiro minuto da segunda etapa. Coutinho arrancou pela esquerda e cruzou na medida dentro da área do Fluminense, Rafael tentou alcançar mas deixou a redonda passar e, por muito pouco Dodô não conseguiu empurrar para dentro do gol.

O Vasco perdeu outra grande chance aos 6 minutos, quando Carlos Alberto cruzou pela esquerda para Élder Granja completar de cabeça, na cara do gol, mas a bola acertou os pés do goleiro Rafael. Uma modificação na equipe do Fluminense melhorou o sistema ofensivo da equipe: Alan no lugar de Bruno Veiga. Aos 10, o atacante quase abriu o marcador, de cabeça, após cruzamento dentro da área do Vasco, mas a bola foi à direita do gol de Fernando Prass.

Ambas as equipes voltaram diferenciadas para o jogo, investindo mais nas jogadas pelas laterais do campo ao invés de se arriscar pelo meio do campo. O número de faltas cometidas também diminui, o que possibilitou um jogo mais aberto e com mais oportunidades reais de gol dos dois lados, melhorando a qualidade técnica do jogo.

Finalizações foram concluídas aos montes no segundo tempo, principalmente em lances de bola parada. Restando oito minutos para fim da partida, o Vasco desperdiçou grande chance com Elder Granja que, após jogada ensaiada, recebeu de Carlos Alberto a cobrança da falta e, frente ao gol do Fluminense, preferiu cruzar para dentro da área, mas ninguém se posicionou para receber. A falta de de qualidade nos ataques de Vasco e Fluminense levou a partida para a disputa de pênaltis.

Na cobrança de pênaltis, Dodô, Fernando, Márcio Careca, Philippe Coutinho, Carlos Alberto e Nilton converteram. No Fluminense, apesar de Fred, Gum, Cássio, Conca e Marquinho marcarem, foi na cobrança do jovem Alan que a bola bateu na trave de Fernando Prass e garantiu a classificação do Vasco para a final da Taça Guanabara.

FICHA TÉCNICA: VASCO 0 (6) X 0 (5) FLUMINENSE

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ) Data/Hora: 13/02/10 - 18h30 Renda/Público: R$ 1.059.890 / 30.490 pessoas Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca (RJ) Assistentes: Jackson Lourenço Massara dos Santos (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ) Cartões Amarelos: Márcio Careca, Diguinho, Carlos Alberto, Vagner Mancini, Fernando Prass, Diogo, Élder Granja, Gum, Fred, Alan, Thiaguinho, Fernando, Mariano

GOLS: Dodô, Fernando, Márcio Careca, Philippe Coutinho, Carlos Alberto, Nilton, Fred, Gum, Cássio, Conca e Marquinho (de pênalti).

VASCO: Fernando Prass, Élder Granja, Fernando, Titi e Márcio Careca; Nilton, Souza (Rafael Carioca - 19'/2ºT), Léo Gago (Magno - 19'/2ºT) e Carlos Alberto; Philippe Coutinho e Dodô. Técnico: Vágner Mancini.

FLUMINENSE: Rafael; Mariano, Gum, Cássio e Júlio César (Marquinho - 32'/2ºT); Diogo, Diguinho (Thiaguinho - 21'/2°T), Everton e Conca; Bruno Veiga (Alan - intervalo) e Fred. Técnico: Cuca. Fonte: Lance Net / Globo Esporte