sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Matinhas monta força tarefa para combater praga

CIDADES: 12/02/2010 - A cidade de Matinhas, localizada no brejo paraibano, montou uma verdadeira operação de guerra para o combate a praga da ‘mosca negra’, que está atingindo os pomares da região.

Mesmo não sendo uma das regiões mais afetadas, a prefeitura preparou agentes que estão visitando as plantações para ajudar os citricultores.

“Uma das primeiras medidas que tomamos foi à vinda, antes mesmo do conhecimento da chegada da praga, do secretário Marcos Rosolen”, disse o prefeito Aragão Júnior.

O secretário de agricultura de Matinhas é hoje o maior técnico especialista em citricultura residindo na Paraíba.

Marcos é engenheiro agrônomo com vasta experiência em citricultura, onde trabalhou e trabalha junto aos grandes produtores de citros no estado de São Paulo.

“Infelizmente o governo do estado não fez o seu dever de casa, formando uma barreira permanente contra está praga e outras”, disse o secretário e especialista, que completou, “só agora é que estão tomando as medidas cabíveis”.

Segundo Marcos a defesa vegetal deveria e deve, trabalhar em parceria com os citricultores da Paraíba, para que a praga não se alastre por toda a região produtora, “o prefeito Aragão Júnior permitiu que déssemos toda a ajuda técnica necessária para o governo do estado combater a ‘mosca negra’ e os prejuízos a produção”.

Aragão Júnior, mesmo licenciado, viajou ao estado de São Paulo onde participou de reuniões, durante está semana, com técnicos e especialistas em citros, buscando maiores informações, “temos o combate biológico, um inseticida especifico e as barreiras sanitárias”.

O gestor da terra da laranja disse que vai decretar estado de emergência sanitária, para facilitar as ações de controle.

Assessoria de Imprensa

Fone: (83) 3637-1001