quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vice-governador da Paraíba critica "bando" do PT que é contra aliança com o PMDB

POLÍTICA: 05/11/2009 - O vice-governador Luciano Cartaxo (PT) falou nesta quinta-feira (5), em entrevista à Rede Paraíba Sat, sobre a crise interna do Partido dos Trabalhadores na Paraíba e se disse confiante na vitória do deputado Rodrigo Soares para presidente estadual da legenda, marcada para acontecer no próximo dia 22. Cartaxo vai além, garante que o PT estará no palanque do PMDB em 2010 e critica a atual cúpula petista, que ele classifica como sendo um "bando" que se posiciona na “contramão” do partido em nível nacional.
Luciano Cartaxo explica: “Por um lado o PT nacional tenta firmar uma inédita aliança com o PMDB para a corrida presidencial, e por outro lado todas as legendas situacionistas locais brigam na Paraíba pela vaga de vice-governador de José Maranhão em 2010. Mas alheio a tudo isto, uma banda do PT paraibano não quer a aliança com o PMDB e ainda se dar ao luxo de abrir mão do importante cargo que já ocupa atualmente”.
Seriam por posturas como estas, ainda de acordo com o vice-governador, que as teses deste “bando” não iriam prosperar. “Você acha que um pequeno grupo de petistas locais vão conseguir dobrar o presidente Lula e a ministra Dilma Roussef?”, questionou. “Eles que reiteradas vezes disseram que só se fosse burro o PT não se uniria ao PMDB”, completou.
Ao ser questionado se ele seria novamente o candidato a vice-governador na chapa de Maranhão, Cartaxo disse que essa até era uma possibilidade real, mas que só poderia ser discutido no momento certo. “O primeiro passo é eleger Rodrigo e manter a aliança com o PMDB para 2010. Só depois falaremos sobre nomes”, explicou.
Sobre os petistas que são contrários à chapa formada por PMDB e PT, Luciano disse que são os mesmos que em 2006 quiseram ser vice de Maranhão. “Onde estava este povo que não foi contra a aliança em 2006? Qual foi o fato político que justifique o rompimento? Eles têm antes que responder a estas perguntas”.
Entenda o caso - O Processo Eleitoral Direto do Partido dos Trabalhadores será realizado em todo o Brasil no dia 22 de novembro. Na Paraíba, duas correntes majoritárias disputam a presidência estadual da legenda. O deputado federal Luiz Couto é candidato à reeleição e defende uma aliança do PT com a candidatura a governador do prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB). Rodrigo Soares, por sua vez, é candidato de oposição e defende a manutenção da aliança com o governador José Maranhão. Por Phelipe Caldas