sábado, 14 de novembro de 2009

Paraíba tem pontões de cultura aprovados pelo Minc

CULTURA: 14/11/2009 - O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC/MinC), divulgou neste final de semana, o resultado do Edital Pontões de Cultura 2009.

Foram contemplados 93 Pontões de Cultura para serem desenvolvidos e executados por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, que possuam natureza cultural. A Portaria nº 39, com as relações dos projetos selecionados e dos não selecionados, foi publicada no Diário Oficial da União (Seção 1, páginas 37 a 41).

A Paraíba teve quatro pontões de cultura aprovados pelo Ministério da Cultura e os projetos aprovados foram: Pontão Culturas Empreendedoras, do Parque Tecnológico da Paraíba (Campina Grande); Pontão Piolli, do Centro Cultural Piollin (João Pessoa); Pontão de Cultura Ação Griô Nacional - Regional Ventre do Sol, da Escola Viva Olho do Tempo (João Pessoa);Pontão Cariri Território Cultural, da Universidade Leiga do Trabalho (Taperoá).

Os quatro projetos representam um investimento de 2 milhões de reais na cultura paraibana ao longo de três anos.

O edital previa, inicialmente, que apenas 40 proponentes seriam selecionados, mas devido a grande demanda e qualidade das propostas, a SCC/MinC premiou mais 53 projetos. Das 385 propostas avaliadas, 244 foram consideradas habilitadas e 141 inabilitadas pela comissão de avaliação, na primeira fase do processo seletivo.

O julgamento levou em consideração a articulação, difusão e capacitação com efetivo envolvimento, desdobramento e benefícios reais e palpáveis para a Rede dos Pontos de Cultura. A complementariedade ao Programa Cultura Viva - campos prioritários de ação como difusão e distribuição audiovisual dos Pontos de Cultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Livro e Leitura, Interações Estéticas - e a abrangência territorial estão dentre os outros critérios apreciados.

Saiba mais e confira as propostas contempladas: Secretaria de Cidadania Cultural divulga Pontões de Cultura selecionados<http://www.cultura.gov.br/cultura_viva/?p=1186>.

Da Assessoria da Aubsecretaria de Cultura e Comunicação Social/MinC