quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Por pouco sessão com moto taxistas não acaba em “vias de fato” em Cajazeiras/PB

CIDADES: 11/11/20009 – Imagem: Júnior Barreto - Sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Cajazeiras, na noite de ontem, terça (10), por pouco não acabou em “vias de fato”, após leitura de requerimentos oriundos dos parlamentares da Casa Otacílio Jurema, projetos de lei e outros, o presidente daquele Poder – vereador Marcos Barros deu inicio a Sessão Especial que tratava de assunto do interesse dos moto taxistas, que prestam serviços para a população local. Barros leu por completa a Lei sancionada no último dia 29 de agosto do ano em curso pelo presidente Lula.

A platéia quase tomada, o autor da propositura vereador Deuzinho do (PT), falou à Tribuna, “paguei mais de doze anos para um proprietário de posto de moto táxi, nunca havia pensado em contribuir para o INSS, temos que regularizar essa o quanto antes a nossa situação como moto taxistas, e como vereador hoje que sou incorporar emendas de maneira a favorecer a categoria e a toda classe na qual eu represento”, concluiu Deuzinho.

Inúmeras divergências entre representantes da categoria fora notada na noite de ontem e, por pouco a classe não entrou em “vias de fato”, um com os outros em discursos inflamados que se deu naquele plenário, dificilmente centenas de cabeças entrem num consenso a fim de resolver as diferenças entre si, em cinquenta e seis (56) postos espalhados por toda cidade, são cobrados em média R$3,50 (três reais e cinquenta centavos) de cada moto taxista por diária para manter-se num posto e oferecer seu serviço. Perceptivelmente a categoria é bastante desunida, questões particulares foram abordas de maneira vil, pois é do conhecimento público que moto taxista é envolvido com freqüência em crimes comuns e, até mesmo usando a profissão para camuflar o trafico de drogas.

Assuntos como contribuições anteriores a da profissão em epigrafe foram colocados também, o presidente da Associação dos Moto taxistas de Cajazeiras – “Totonho”, informou sobre a importância de o profissional pagar um carnê previdenciário, porém, indagações como: “eu pago o Sindicato dos Trabalhadores Rurais há anos, tenho que começar tudo de novo, tenho que contribuir novamente desde agora e perder o que paguei?, perguntou um dos presentes naquela sessão. “Totonho” respondeu que buscará um entendimento a respeito dessa questão de forma a ser descontados os anos que os agricultores de antes, hoje, moto taxistas já havia contribuído.

Marcos Barros nomeou uma Comissão que irá apresentar e encaminhar ao Senhor Prefeito Leo Abreu, projetos de Emenda que possa ser alterados e encaixá-los nas necessidades dos profissionais de Cajazeiras. “Totonho” informou que estará sempre presente para quaisquer esclarecimentos e/ou necessidades a que classe venha reivindicar. “Vamos acabar com os aviões que varam ás noites entregando drogas na cidade”, reclamou a vereadora Léia Silva. A sessão foi encerrada, pois a eminência de um incidente ficou à flor da pele. Da redação