domingo, 8 de novembro de 2009

O desejo sexual sumiu? 11 problemas que afetam a vida e o sexo!

AMOR E SEXO: 08/11/2009 - Imagem: arquivo - Dor de cabeça, estresse, sono seu parceiro mau encosta e você já dão mil desculpas para recusar o convite aos prazeres da cama? Se sua vontade de fazer sexo sumiu saiba que você não é a única. Segundo o Estudo da Vida Sexual do Brasileiro, produzido pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, 22% das mulheres têm problemas com relação ao desejo sexual.

Entre a faixa etária acima de 50 anos, o número salta para 40%. E o que é pior: a maioria nem sabe identificar a causa da falta de libido (prazer sexual). Para o terapeuta sexual Celso Marzano, de São Paulo, é ruim fingir que isso é normal. "O jejum sexual não é bom para você, para o seu companheiro e muito menos para a relação do casal", diz. Segundo Marzano, estar satisfeito sexualmente é fundamental para a qualidade de vida. Veja o que pode afetar seu apetite sexual.

Se o desejo sexual anda devagar, saiba o que fazer para recuperá-lo

1. Álcool e cigarro

O excesso de álcool e de cigarro no organismo pode diminuir sua resistência física. Essa dupla destroi os transmissores nervosos e vasculares, pelo qual depende o bom desempenho sexual. Moderação é a regra.

2. Uso de medicamentos

Alguns remédios como calmantes, antidepressivos, antihipertensivos e diuréticos podem alterar a resposta sexual. Medicações com progesterona e anticoncepcionais também são capazes de diminuir a libido. Converse com seu médico, conte sobre o efeito indesejável do remédio e veja com ele se é possível adequar o tratamento.

3. Alterações hormonais

Os desequilíbrios nos hormônios femininos podem afetar a lubrificação vaginal. O mais comum é o hipotireoidismo, que mexe com a tireoide, deixando o metabolismo mais lento. A mulher com esse problema se sente sonolenta, engorda, tende à depressão e tudo isso afeta a libido.

4. Diabetes e hipertensão

Esses males agem negativamente na circulação do sangue, comprometendo a sensibilidade da região pélvica e atrapalhando a excitação - para ficar excitada, a mulher necessita de certa quantidade de sangue na pélvis. Com cuidados especiais, alimentação saudável e remédios indicados, você pode ter uma vida sexual normal.

5. Infecções ginecológicas

Corrimentos e menstruação desregulada são sinais de infecções. Elas também são vilãs do sexo. Se notar qualquer alteração, dor ou cheiro estranho procure seu ginecologista, faça os exames necessários e busque o tratamento ideal para sua libido voltar.

6. Estresse

O excesso de trabalho e a ansiedade contínua deixam qualquer pessoa sem energia. Tente manter a tranquilidade e, à noite, aproveite o sexo para relaxar e esquecer toda carga de preocupações.

7. DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis desencadeiam uma série de problemas. Um deles é o surgimento de feridas na região genital, ocasionando dores fortes e mau cheiro, o que atrapalha o desempenho na cama.

8. Depressão

Essa doença leva à perda do interesse por tudo que dá prazer, incluindo o sexo. Procure um psicólogo ou um psiquiatra, inicie um tratamento e retome o gosto pelas coisas boas da vida.

9. Falta de orgasmo

Esse é o fator que mais afasta as mulheres do parceiro. Não existe Viagra feminino, mas há outras formas de estímulo, como cremes e brinquedinhos. Fale com seu ginecologista.

10. Cansaço físico

O seu corpo não é de aço e tem limites. Quando você exige demais dele, a resposta pode ser a indisposição para o sexo. Antes de chegar ao limite, peça ajuda ao seu companheiro. Afinal, ele será o maior beneficiado!

11. Menopausa

A mulher sofre com diminuição ou falta de estrogênio. Esse hormônio reduz a umidade da vagina, que determina desconforto ou dor na penetração. A boa notícia é que existe um tratamento em forma de creme vaginal. Por Sara Stoppazolli