quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Lula é o 33º mais poderoso do mundo

MUNDO: 12/11/2009 - CINGAPURA (Reuters) - O presidente norte-americano, Barack Obama, acrescentou mais um título a sua lista já longa de troféus: foi nomeado a pessoa mais poderosa do mundo em um ranking inaugural feito pela revista Forbes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 33o lugar.

Obama, cuja popularidade dentro e fora dos Estados Unidos favoreceu a imagem do país diante do mundo, segundo várias pesquisas, encabeçou a lista da Forbes, que também inclui o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, e a apresentadora de TV Oprah Winfrey entre as pessoas que exercem influência sobre o mundo.

A Forbes disse que, na compilação do ranking inaugural, reduziu a lista preliminar para 67 pessoas, "número baseado no conceito de que é possível reduzir os 6,7 bilhões de pessoas do mundo a uma em cada 100 milhões que realmente tem importância."

"O objetivo da compilação desta lista é expor o poder e não glorificá-lo, e, com o tempo, revelar que a influência é tão facilmente perdida quanto é dificilmente conquistada", disse a revista.

Líderes mundiais e industriais dominaram os dez primeiros nomes da lista, que, segundo a Forbes, foi redigida com base no número de pessoas influenciadas por cada pessoa da lista, a capacidade desta de projetar poder para além de sua esfera de influência imediata, seu controle sobre recursos financeiros e quão ativamente a pessoa exerce o poder.

Além do presidente Lula, o outro brasileiro no ranking da Forbes é o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, considerado um dos maiores produtores de soja do mundo, que apareceu em 62o lugar. Cinco posições atrás dele está o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fechando a lista.

Também constam da lista pesos pesados financeiros, incluindo o executivo-chefe do banco Goldman Sachs, Lloyd Blankfein (18o) e o investidor e filantropo bilionário Warren Buffett (14o), além do papa Bento 16 (11o).

Bin Laden foi o 37o colocado na lista, e Opra Winfrey, a 45a. O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, ocupou a 29a colocação, e a rainha Elizabeth não figurou na lista.

Veja os 10 primeiros colocados da lista:

1. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama

2. O presidente da China, Hu Jintao.

3. O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin.

4. O presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Ben Bernanke

5. Sergey Brin e Larry Page, fundadores do Google

6. Carlos Slim, executivo-chefe da empresa mexicana Telmex

7. Rupert Murdoch, presidente do grupo de mídia News Corp.

8. Michael T. Duke, executivo-chefe da Wal-Mart Stores

9. O rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz

10. Bill Gates, co-presidente da Fundação Bill & Melinda Gates

(Por de Miral Fahmy)