sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Homem sepulta seu pai, mata o acusado de tê-lo assassinado e retorna ao Rio de Janeiro

POLICIAL: 20/11/ 2009 - Um homicídio foi registrado no município de Umari, região centro-sul do Estado do Ceará com forte evidência para vingança numa resposta dada ha cerca de 40 horas. Por volta das 16hs30 da última terça-feira (17), foi morto com dois tiros de revólver o aposentado, Francisco Julião Brasil, de 80 anos, que morava no Sítio Lagoa Seca. Quando soube da notícia, o filho dele, Esmeraldo Brasil, veio do Rio de Janeiro para os funerais de "Seu Fransquim", como era mais conhecido.

Ele esteve no velório e assistiu ao sepultamento quarta-feira (18). No dia seguinte, armou-se com um revólver, apanhou uma motocicleta e saiu à procura do principal suspeito de ter assassinado o seu pai. Esmeraldo se acompanhou de um sobrinho identificado apenas como "Francisco". Na manhã de ontem, quinta-feira (19), ele teria assassinado o agricultor José Zacarias da Silva, de 35 anos, que morava na Rua 3 de Agosto no município de Umari.

A dupla perseguiu a vítima e, quando estava perto da casa de um parente seu, a velocidade da moto foi reduzida. Um deles sacou o revólver e efetuou dois disparos à queima-roupa atingindo Zacarias no peito e abdômen causando a morte foi próxima a uma mercearia no Bairro Alto Ponte. Depois disso, os dois fugiram na motocicleta. A polícia suspeita que Esmeraldo tenha vindo na direção de Juazeiro do Norte para tomar um avião de volta com destino ao Rio de Janeiro. Populares teriam reconhecido a dupla e repassaram a informação para a polícia. A morte do aposentado pode ter relações com um homicídio registrado há dois anos naquele município. Um irmão de Zacarias era genro de Seu Fransquim e costumava bater em sua esposa que, naturalmente, era filha do aposentado. Na época, ele foi morto a tiros com indícios do envolvimento do homem de 80 anos. Na terça-feira, Zacarias teria vingado a morte do seu irmão matando Seu Fransquin.

Ontem, quinta foi á vez de Esmeraldo vingar a morte do seu pai matando Zacarias, cujo corpo foi necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Iguatu e sepultado na tarde de hoje, sexta-feira. Ainda hoje, o Delegado Regional de Polícia Civil de Icó, José Gonçalves de Almeida, instaurou inquérito policial a fim de apurar o caso. Na terça, Seu Fransquim foi morto na calçada de sua casa com dois tiros de revólver nas costas e outro na axila direita. Da redação com Portal Miséria