quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Preços dos móveis podem cair até 5% antes do Natal, após redução do IPI

ECONOMIA: 26/11/2009 - SÃO PAULO - A redução do IPI sobre móveis, anunciada pelo ministro da Fazenda Guido Mantega nesta quarta-feira (25), deve reduzir em até 5% o preço final dos produtos. Segundo o presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), José Luiz Fernandez, o repasse do benefício fiscal deve ter impacto imediato no preço de venda.
"O varejo é muito perspicaz. Tenho certeza de que ele vai saber aproveitar essa onda de redução do IPI antes do Natal", declarou Fernandez.
Apesar de afirmar que o desconto sobre o preço dos móveis deva ser total (5% do valor), o presidente da Abimóvel ainda não está certo quanto ao que as lojas farão com seus estoques, pois elas precisariam devolver as notas ficais aos fabricantes para remarcar os preços dos produtos. "Os detalhes técnicos ainda não sabemos", disse.
Setor em queda - A Abimóvel vinha articulando há algum tempo a possível extensão do benefício fiscal ao setor moveleiro, pois se viu prejudicada com a redução do IPI da linha branca. "O setor, que já vinha mal, piorou mais ainda, porque disputávamos o mesmo ponto-de-venda com um setor que estava beneficiado com grandes promoções. O consumidor [do móvel] estava migrando", afirmou o presidente da associação, referindo-se à linha branca.
Fernandez acredita que, com a medida, prevista para durar até o final de março, o mercado de móveis deva obter um crescimento total de 25% em seu faturamento. "Temos a expectativa de, primeiro, nos recuperarmos da queda de 10% que vínhamos enfrentando. Depois da recuperação, um crescimento de 5% ao mês", estimou.
A redução do IPI na chamada "linha marrom" entra em vigor nesta quinta-feira (26), com a publicação da medida no Diário Oficial da União. Fonte: Valor Economico