quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Um detendo morre e 4 ficam feridos em rebelião no Presídio Regional de Sapé/PB

POLICIAL: 04/11/2009 - Imagem: ExpressoPb - Os detentos da Penitenciária Regional de Sapé iniciaram uma rebelião no início da tarde desta quarta-feira (4). Pelo menos um detento morreu e quatro outros ficaram feridos por estiletes durante o tumulto. Os apenados se revoltaram com a medida do diretor que reduz os dias das visitas íntimas.

Segundo o capitão Gomes, da Polícia Militar, o morto era conhecido como Zé Aroldo, de 34 anos, preso por homicídio e morreu baleado na barriga.

Nesta quarta-feira os detentos receberiam visitas íntimas, mas com a nova regra da Penitenciária, o benefício foi reduzido para apenas um dia na semana, no domingo. O benefício acontecia às quartas-feiras e aos domingos. Revoltados os apenados retiraram as grades das celas e ocuparam o pátio. A políca não soube informar se houve reféns.

O sargento Zacarias, da Polícia Militar, informou que a rebelião havia sido controlada por volta das 14h após negociações com os apenados. “Um dos detentos se feriu gravemente durante a rebelião e os colegas pediram para a polícia prestar socorro, nós informamos que só faríamos se eles entrassem nas celas”, contou o sargento.

Como houve acordo entre as partes não foi necessária a entrada da PM na penitenciária, que abriga 120 presos. Os detentos feridos foram encaminhados ao Hospital de Sapé. Cerca de 20 policiais militares participaram da ação. O diretor, Josinaldo Bezerra da Silva foi contactado pelo Paraíba1, mas disse que não daria nenhuma informação sobre a rebelião.

Os feridos que foram levados para o hospital de Saé são José Ricardo Oliveira de Moraes e Elias Benício, ambos de 19 anos, Esmael, de 21 anos, e Severino do Ramos de 22 anos, que foi encaminhado ao Hospital de Emergência e Trauma em João Pessoa. Todos os que ficaram em Sapé receberam os socorros e já retornaram à penitenciária. Paraíba1