quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Conheça os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

1169_1038228986199650_2906033372867951549_n
A Prefeitura Municipal de Cajazeiras através da Secretaria Executiva do Meio Ambiente informa e esclarece para a população alguns dos serviços prestados pela pasta.

A Secretaria não realiza corte e/ou poda de árvores dentro de terrenos particulares. É responsabilidade do proprietário do terreno providenciar o corte e/ou nesta situação. No caso, se for em calçadas, a Secretaria poderá fazer o serviço. Para isto, é necessário comparecer na Secretaria Executiva do Meio Ambiente, com cópias ou os originais do comprovante de residência atualizado, identidade e CPF.
O pedido será analisado e o técnico fará uma visita para verificar a árvore, estando em conformidade, será emitida autorização para o corte ou poda. Tendo a autorização, o cidadão mesmo pode realizar a poda ou corte da(s) árvore(s), conforme solicitado. Para evitar acidentes, porém, é recomendável que se procure uma empresa ou profissional especializado. Caso a fiscalização compareça à sua casa para verificar a poda ou corte, o cidadão deve apresentar a autorização de Supressão de Vegetação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente.
Se a árvore ou vegetação está plantada em terreno vizinho, mas seus galhos ou arbustos caem para dentro do terreno particular o cidadão mesmo pode podar estes galhos. Porém, que se for uma poda radical, que possa prejudicar ou matar a árvore, o cidadão deverá solicitar a autorização de Supressão de Vegetação (SV), seguindo os passos acima.
Para sugerir o corte ou poda de árvore em calçada, praça ou parque públicos, o telefone é 3531-7539/ 3531-2534, das 7 às 13 horas, de segunda à sexta-feira.
Se a árvore está em um local público, como praça, parque ou calçada, o corte é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e a poda é feita pela empresa LIMPCAR.
Os pedidos de corte ou poda de árvores em locais públicos passam por análise de técnico florestal da Secretaria de Meio Ambiente. Havendo autorização do técnico, o serviço é realizado por empresa contratada pela secretaria conforme cronograma estabelecido pela secretaria.
Tendo dúvidas sobre corte ou poda de árvores, ligue 3531-7539/ 3531-2534, das 7 às 13 horas, ou compareça pessoalmente à sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Av. Joca Claudino, antigo polo de confecções, em frente ao CAIC.
Cortes ou podas de árvores realizados sem a autorização pela Secretaria do Meio Ambiente, sejam em terrenos particulares ou públicos, estão sujeitos à fiscalização e a sansões como multa e outras consequências.
Secom