segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Paraibana é uma das vencedoras do Prêmio Acolher

O 4ª Prêmio Acolher, iniciativa do Movimento Natura que tem o objetivo de identificar e reconhecer consultoras e consultores que lideram projetos sociais em suas comunidades, anunciou as 14 ações reconhecidas em 2015. Essas iniciativas, em áreas como geração de renda, preservação ambiental, inclusão social e educação, com atuação em municípios de várias regiões do Brasil, foram escolhidas a partir da avaliação das características dos projetos e do potencial empreendedor dos idealizadores das ações. O prêmio registrou 847 inscrições válidas neste ano, mais do que as 586 da edição anterior. Veja a lista completa das ações no site: :http://www.movimentonatura.com.br/cs/movimentonatura/listahistoriasinspiradoras.
O Prêmio Acolher inicia também a votação popular para selecionar o vencedor da nova categoria “Crer para Ver”. O público poderá escolher a sua história preferida entre três iniciativas transformadoras de educação em escolas, até 30 de novembro, no site www.votacaoacolher.com.br.
Entre as 14 ações vencedoras está a da paraibana Rozimere Santos Oliveira Souto, de Sossego, em Pedra Lavrada (PB), que criou o Centro de Cidadania das Mulheres. Rica em frutas nativas, a localidade não se beneficiava com o comércio da produção, comandada por pessoas de outras partes do país. Ao perceber isso, a Consultora Natura Rozimere passou a promover reuniões e criou o Centro de Cidadania das Mulheres, que busca melhorar a renda e a autonomia feminina na região. A iniciativa fornece apoio para mulheres agricultoras produzirem frutas nativas orgânicas e conquistarem autonomia e renda própria. Unidos em cooperativa, oito moradores (sete mulheres e um homem) coordenam a produção e um viveiro comunitário de mudas. O Centro também busca desenvolver ações que auxiliem cooperados ou não a implementar melhorias em suas propriedades rurais.

O 15º projeto será escolhido pelo público para a categoria Crer para Ver, inédita no prêmio e que tem como foco a educação. A linha Crer para Ver foi criada pela Natura em 1995 para vender produtos não cosméticos, cujo lucro é revertido a projetos que melhorem a qualidade do ensino público do Brasil, promovidos pelo Instituto Natura.

Todos os projetos reconhecidos receberão apoio financeiro no valor de até R$ 15 mil, além de apoio técnico, com workshops de desenvolvimento e encontros estratégicos para reunir os empreendedores sociais e fortalecer suas redes locais.
Para saber mais sobre o Prêmio Acolher, acesse: http://www.movimentonatura.com.br/cs/movimentonatura/homeacolher


Iara Ieno