sábado, 28 de novembro de 2015

Cajazeiras terá 1º Seminário de Cooperativas de Crédito nesta segunda-feira (30)

Empreendedores do Sertão serão capacitados sobre as possibilidades de acesso a crédito

A cidade de Cajazeiras, no Sertão paraibano, terá um novo incentivo de fortalecimento de acesso ao crédito. É o 1º Seminário de Cooperativas de Crédito, que ocorrerá na próxima segunda-feira (30), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município. Cerca de 50 empreendedores estarão presentes para se capacitarem. A palestra será sobre o tema “Cooperativa de crédito – a melhor parceria do meu negócio!”, com o consultor do Sebrae, José Flávio Linhares.

De acordo com o com o gerente do Sebrae em Cajazeiras, Samuel Mayer, o momento atual é o de consolidar a atuação das cooperativas para o acesso ao crédito. Segundo ele, deverão participar do evento representantes da CDL, CDL Jovem, Associação Comercial, Prefeitura Municipal, além dos empresários atendidos pelo Sebrae em 2015.

Para o gerente, os empresários convidados poderão entender as possibilidades de acesso ao crédito através das cooperativas. “Nós explicaremos sobre os serviços e benefícios oferecidos, condições de atendimento e regras dos processos e outras possibilidades de negócios”, disse. O Sebrae apoia o sistema através do projeto de Desenvolvimento do Cooperativismo Financeiro da Paraíba desde 2002.

Conforme a analista do Sebrae Paraíba, Germana Espínola, houve um crescimento das cooperativas. “Nós agora trabalhamos com seis cooperativas da Unicred e Sicoob. Trabalhamos capacitando os funcionários dessas cooperativas com análises de riscos financeiros e direcionando-as para que atuem com pessoas jurídicas”, pontuou.

Germana explicou que o papel principal do projeto é a orientação empresarial. As cooperativas fazem as filiações dos empresários e o Sebrae entra com as capacitações para o negócio cooperado. “Quando as cooperativas trabalham com o microempreendedor individual (MEI), os produtos são para esse perfil. Quando são microempresas, os produtos do Sebrae também precisam estar de acordo com essa categoria”, detalhou.

Na agência do Sebrae em Cajazeiras, essa atuação integrada com a cooperativa de crédito começa em 2015 e se estende por 2016. Para Samuel, esse é o primeiro passo de estruturação de uma ação integrada para os próximos anos. “No acesso ao crédito temos uma parceria com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. Cabe ao Sebrae preparar, através de oficinas, estes empresários nos fundamentos dos negócios”, falou.

Empreender - Outra iniciativa para esse fortalecimento é a parceria com a prefeitura, através do programa Empreender Cajazeiras. Durante esta semana, de terça a quinta-feira, foram realizadas oficinas de capacitação com 50 empreendedores classificados na primeira etapa. Ao final, eles receberam os certificados e os cheques de R$2 mil.

Programação
18h30 – credenciamento;
19h – abertura;
19h10 – palestra “Cooperativa de crédito – a melhor parceria do meu negócio!”, com o consultor do Sebrae, José Flávio Linhares;
20h – Produtos e serviços da Unicred Alto Sertão Paraibano para pequenos negócios;
21h – encerramento.

Serviço
Evento: 1º Seminário de Cooperativas de Créditos
Data: segunda-feira (30)
Hora: a partir das 18h30
Local: CDL de Cajazeiras – Rua Pe. José Tomaz, 334, centro
Informações: (83) 3531-2449 / 99971-0260 (Sebrae em Cajazeiras ) / 3531-6035 (CDL)


Assessoria