quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Funcionários do Hospital Regional de Patos usarão Libra no atendimento aos usuários surdos

Funcionários do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro começaram na última terça-feira (03), mais uma qualificação visando a melhoria de atendimento à população. Eles estão participando de um curso de Libras, Língua Brasileira de Sinais, para que possam se comunicar com os usuários surdos que buscam os serviços na referida unidade de saúde.

A capacitação, com duração de seis meses, duas horas de cada segunda-feira, faz parte de uma parceria envolvendo o Hospital e as FIP – Faculdades Integradas de Patos, através de sua pesquisa e extensão. Trata-se de um projeto posto em prática pela professora Ana Carla, especialista em Libras.

Sobre o curso, que acontece nas dependências da 6ª Gerência Regional de Saúde, a facilitadora diz que este permitirá aos profissionais de saúde realizar uma melhor acolhida aos usuários que possuem surdez. “A falta de conhecimento em Libras atrapalha bastante na comunicação e no atendimento de quem possui surdez. Trata-se também de a troca de experiências, uma integração dos alunos da saúde com os profissionais que já atuam na área, tudo isso em torno de Libra na busca do aperfeiçoamento do atendimento na urgência e emergência”, comentou a professora das FIP.

Tal experiência, uso de Libras com pacientes, já acontece no Hospital Edson Ramalho, na Capital paraibana. Segundo a professora Carla, a experiência vem alcançando bons resultados no Edson Ramalho. Acrescenta ser de suma importância que a língua de sinais chegue, tanto aos profissionais quanto aos usuários. “Percebo que existe uma deficiência muito grande em Patos. A gente já tem a Lei Nº 10.436 e o Decreto 5.626 que exigem formação, atendimento em Libras pelo profissional de saúde”, comentou Ana Carla. 

A ideia da parceria na oferta do curso de Libras foi muito bem aceita pela direção do Hospital Regional, que vem estreitando cada vez mais a relação com as Faculdades Integradas de Patos, na troca de conhecimentos, qualificação profissional.


Ascom