segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Cássio ironiza pretensões de Lula disputar presidência em 2018

O senador Cássio Cunha Lima, líder do PSDB no Senado federal, ironizou, na segunda-feira (09), as supostas pretensões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de disputar à presidência da Repúblicas nas eleições de 2018.  “Lula não precisa esperar por 2018 para se candidatar de novo. Ele pode concorrer já em 2016, se a Justiça Eleitoral cassar o mandato de Dilma Rousseff, como imaginamos que deve ocorrer.”
As declarações de Cássio é uma espécie de resposta ao ex-presidente, que já começar a brandir a hipótese de se candidatar à Presidência em 2018. O senador antevê uma “prova dos nove” entre PSDB e PT, na qual Lula disputaria a cadeira de presidente com Aécio Neves.
Cássio afirma que o afastamento de Dilma pelo Tribunal Superior Eleitoral “seria a melhor forma de superar o impasse político que paralisa o Brasil.” Em ação que corre no TSE, o PSDB acusa Dilma de ter prevalecido na sucessão de 2014 utilizando a máquina do Estado e financiando-se com recursos da corrupção na Petrobras. O tucanato pede o afastamento de Dilma e também do vice-presidente Michel Temer.
Se esse desfecho se confirmasse, uma nova eleição teria de ser convocada em 90 dias. “Até o calendário colabora para essa solução”, diz Cunha Lima.
“Teremos eleições municipais no ano que vem. E a eleição presidencial poderia ser feita simultaneamente, sem custos para o Tesouro. Chegaríamos à resolução do impasse consultando a soberania popular. E Lula não precisaria esperando tanto tempo para concorrer novamente”, acrescentou.
Blog do Josias