terça-feira, 17 de novembro de 2015

Paraíba participa de evento que discute medidas antiterrorismo

Análises do modelo de segurança pública adotado em países como Itália e Japão e medidas de combate ao terrorismo fizeram parte da programação da 2ª reunião ordinária do Conselho dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros do país (CNCG), que tem como presidente, na Região Nordeste, o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves. O evento foi realizado na semana passada, no estado de Goiás.
As medidas antiterrorismo visam às olimpíadas do Rio de Janeiro, no próximo ano, mas também preparam os gestores das forças de segurança para enfrentarem qualquer ameaça do tipo. O encontro, que teve a participação de mais de 40 comandantes-gerais das polícias militares e bombeiros militares do Brasil, é um aperfeiçoamento contínuo dos gestores responsáveis pelas duas instituições nos estados e serve para definir diretrizes para a segurança pública brasileira.
O coronel Euller Chaves destacou a importância do encontro para discutir a segurança pública em nível nacional. “São de fundamental importância essas discussões, pois os estados não devem ser concebidos como ilhas isoladas onde cada um previne e combate a criminalidade da própria maneira, então as polícias e bombeiros militares fomentam essa análise e encaminhamentos para a construção de uma segurança pública brasileira mais forte”, avaliou.
Coronel Euller também falou sobre os recentes ataques na França, que deixaram mais de 120 mortos em Paris. “Recebemos com bastante tristeza a notícia do ataque. No momento em que discutíamos medidas antiterrorismo, isso nos deixou estarrecidos como seres humanos e atentos enquanto gestores de segurança pública”, comentou.
CNCG – O Conselho dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e do Corpo de Bombeiros do Brasil existe desde 1993 e é composto por todos os comandantes das duas instituições que discutem a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes relacionadas à segurança pública.

Secom