quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Escola Técnica Estadual de Bayeux realiza mostra de materiais criados com reciclagem

Alunos e professores da Escola Técnica Estadual (ETE) de Bayeux realizaram, na última quarta-feira (4), uma mostra de trabalhos práticos desenvolvidos em sala de aula, com foco na sustentabilidade. O evento, aberto à sociedade, serviu para que os estudantes dos cursos de Design de Móveis e de Mecânica apresentassem ideias criadas à base da reciclagem e reaproveitamento de materiais.
“Esse foi um momento inovador, um projeto que atinge o conhecimento dos cursos ofertados pela Escola Técnica Estadual de Bayeux e abre portas para interação com outras unidades de ensino e a sociedade em geral”, declarou o diretor da ETE Bayeux, Fábio Alberto Dias. Segundo ele, foram quase seis meses de preparação para o evento, que apresentou várias novidades interessantes para o mercado.
Entre os trabalhos da mostra destacam-se uma sala em que o sofá e o painel de televisão são de palete (tablado de madeira geralmente usado em supermercados, empresas ou indústrias); um quarto onde a cama também é de palete e o criado-mudo é de caixote de feira (para frutas); uma sala de jantar em que a mesa foi feita com madeira de descarte (de marcenaria) e a luminária de garrafa pet; além de um escritório em que o caixote de feira virou prateleira de livro e até uma gaveta velha virou objeto decorativo e multiuso.
Para a estudante do curso de Design de Móveis, Darlene Pereira, 14 anos, “é muito interessante ver materiais, que muita gente jogaria no lixo, transformados em móveis e objetos de decoração”. A colega de curso, Regina Amélia Silva, 16 anos, complementa: “Se as pessoas tivessem mais consciência, iriam ver que daria para aproveitar muita coisa jogada fora”.
O professor de Biologia, Paulo Henrique do Nascimento, que fez parte da organização da mostra, destacou o empenho dos alunos e a temática do evento. “Trabalhar a sustentabilidade foi muito importante, pois conseguimos focar nos materiais reutilizáveis, com criatividade e inovação”. Outro professor da escola, Rodrigo Baldow, que ensina a disciplina de Física, ressaltou a inserção dos trabalhos da robótica na mostra. “Essa é uma área que chama muito a atenção dos alunos porque é muito prática e mexe com a tecnologia”, contou.
Outros trabalhos apresentados no evento, que se destacaram, foram: um chuveiro elétrico feito com energia solar e um mini-carro elétrico, que ainda está sendo desenvolvido pelos alunos e está em busca de patrocínio.

Secom