terça-feira, 24 de agosto de 2010

PGE emite parecer á favor do registro da candidatura de Ricardo Coutinho

NOTÍCIAS: 24/08/2010 - A Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer pelo deferimento do registro da candidatura de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado. O parecer está anexado ao recurso interposto pela coligação Paraíba Unida, encabeçada pelo PMDB.

A coligação pediu a impugnação da candidatura de Ricardo alegando ausência de quitação eleitoral, em face do não pagamento de uma multa eleitoral e o fato dele não ter se desincompatibilizado dentro do prazo legal da UFPB.

Para a PGE, o processo da multa eleitoral não transitou em julgado. "Somente haverá o trânsito em julgado após a última decisão da qual não caiba nenhum recurso", afirma no parecer a Procuradora Regional da República, Fátima Aparecida de Souza Borgui.
Já com relação à desincompatibilização da UFPB, ela afirma que consta no processo uma certidão da Universidade atestando que desde 4 de julho de 2010, Ricardo encontra-se afastado de seu trabalho e que a coligação "não impugnou a veracidade de tais documentos".

Segundo a Procuradora, conquanto seja questionável a forma como Ricardo Coutinho afastou-se de sua função no mês de julho, "não há como se negar que, de fato, ele não estava no serviço público, e tal afastamento é justamente o escopo pretendido pela lei das inelegibilidades, qual seja, o de evitar que o candidato possa fazer uso de suas funções públicas a fim de se beneficiar na corrida eleitoral".

Ela conclui o parecer se manifestando pelo desprovimento do apelo, a fim de que seja garantido o direito de Ricardo disputar as eleições de governador.
 
Fonte: Lana Caprina