terça-feira, 31 de agosto de 2010

Aliança de Ricardo aciona TRE contra pesquisa Ibope e revela que próprio instituto tem números apontando vantagem menor de Maranhão; blog traz os detalhes

Ibope sob suspeita: instituto tem pesquisa questionada 
juridicamente na Paraíba
Ibope sob suspeita: instituto tem pesquisa questionada juridicamente na Paraíba

PARAÍBA: 31/08/2010 - A coordenadoria jurídica da coligação Uma Nova Paraíba, aliança do ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB), entrou com representação eleitoral na manhã desta segunda-feira levantando suspeitas sobre o Ibope, que teve números da corrida para o governo do Estado divulgados na última sexta-feira.
 
Na representação, a aliança de Ricardo questiona os números e chega a acusar o instituto de fraude.
 
Toda a acusação se baseia num documento: pesquisa de consumo interno feita pelo próprio Ibope apontando vantagem menor do governador José Maranhão (PMDB) sobre Ricardo Coutinho na disputa pelo governo.
 
A pesquisa divulgada pela TV Cabo Branco na última sexta, apontando Maranhão com 53% e Ricardo com 31%, foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto. A Coligação do PSB apresenta na representação pesquisa feita pelo mesmo Ibope entre os dias 21 e 23 do mesmo mês. Ou seja, concluída um dia antes do início da pesquisa divulgada sexta.
 
Os números da primeira pesquisa, no entanto, não podem ser divulgados porque a consulta não foi registrada. Mas para a Coligação são suficientes para mostrar que há uma distorção.
 
Os números divulgados pelo Ibope na sexta estão fora da margem de erro da pesquisa feita pelo instituto pra consumo interno.
 
A aliança de Ricardo quer que o Tribunal Regional Eleitoral chame o Ibope para dar esclarecimentos sobre a existência as divergências das duas pesquisas ou sobre a existência de dois relatórios para a mesma pesquisa. E, em sendo confirmada a denúncia, que o Ibope se posicione publicamente na Paraíba a respeito do caso.
 
“O Ibope tem um histórico de erros e até agora estávamos pensando que era um erro. Mas diante da existência de uma pesquisa feita pelo próprio Instituto resolvem entrar com essa representação para que o instituto se explique”, declarou o advogado Fábio Andrade, que protocolou a representação na manhã de hoje, orientado pela coordenação jurídica da Coligação Por Uma Nova Paraíba.
 
O blog apurou que a pesquisa Ibope que não foi divulgada e é material principal da representação foi solicitada por um empresário paraibano, que pagou por ela e que teria como provar a legitimidade da consulta.
 
É preciso registrar que, independentemente de qualquer coisa, o Ibope tem a obrigação de passar esse assunto a limpo. Primeiro, em respeito ao seu principal cliente: a TV Cabo Branco, que não pode ser, sob hipótese alguma, envolvida nesse processo em razão da credibilidade que conquistou durante décadas de cobertura das eleições.
 
Depois, em respeito à legislação eleitoral que pune veementemente pesquisas fraudulentas com intuito de beneficiar candidaturas.
 
Claro que a aliança de Ricardo Coutinho se sentiu abalada com os números divulgados sexta e que faria de tudo para descredenciá-la, exigindo portanto cautela na análise das denúncias divulgadas nesta sexta.
 
De toda forma, estamos diante de um caso que merece apuração. Sem açodamento nem muito menos ingenuidade.
 
 
Luís Tôrres