quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PMCG intensifica ações contra dengue no Catolé e Bodocongó

CIDADES: 25/08/2010 - Os bairros do Catolé e Bodocongó registraram até o último dia 15, 41 casos confirmados de dengue e foram os de maior incidência da doença no município. Por este motivo, a Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde vai realizar na próxima semana, na terça e quinta-feira, uma grande mobilização pelas ruas dos dois bairros para chamar a atenção da população para a prevenção e os riscos da dengue, que pode até matar. Neste ano, 157 casos da doença em pessoas residentes no município já foram confirmados, sendo 133 do caso clássico, 21 com complicação e 3 do tipo hemorrágica.

Nos bairros do Catolé e Bodocongó, os técnicos em Educação da Gerência de vigilância Ambiental em Saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACE) irão percorrer várias ruas do bairro fazendo a distribuição, casa a casa, de material informativo com a população, que é importante parceira na redução destes índices, e alertando para os cuidados que ela deve ter com os reservatórios de água dentro das casas e nos quintais.

A mobilização deve percorrer ainda outros bairros em que houve maior número de casos de dengue confirmados, como Alto Branco, Jardim Paulistano, Jeremias e Prata, cada um com oito casos, além do Tambor, com sete. Todos estes dados constam no Sinan (Sistema de Informação Nacional de Notificação de Agravos) e foram notificados pela Gerência de Vigilância Epidemiológica.

Além dessas ações, os técnicos da Gerência de Vigilância Ambiental em Saúde e ACE realizam visitas rotineiras aos mais de 144 mil imóveis das zonas urbana e rural, fazendo o tratamento focal com larvicida, peixamento, além de pesquisa e orientação educativa à população sobre os riscos de acumular água em reservatórios sem os devidos cuidados.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é reduzir o número de casos da doença e manter os índices de infestação abaixo dos 5%, classificados pelo Ministério da Saúde como sendo de alto risco de transmissão. No 4º Lira (Levantamento de Infestação Rápido de Aedes aegypti) deste ano, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, o índice de infestação foi de 4,4%.

A DOENÇA - Os sintomas da dengue são febre com duração máxima de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sinais ou sintomas: dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor muscular, dor nas articulações, abatimento ou erupção na pele. É bom lembrar que a dengue, quando não tratada ou diagnosticada da forma correta, pode evoluir do tipo clássica para a forma mais grave, e causar a morte.

Portanto, é importante que diante de qualquer suspeita da doença, a pessoa procure uma unidade de saúde o mais rápido possível e jamais tome remédio sem orientação médica.
ASCOM