quarta-feira, 28 de julho de 2010

Instituto que aponta suposta vitória de Maranhão errou outras duas últimas pesquisas para governador na Paraíba; confira!


OPINIÃO: 28/07/2010 - Velho conhecido dos paraibanos por não acertar os resultados de pesquisas eleitorais divulgadas, o Instituto Consult volta a indicar o candidato do PMDB como vencedor do primeiro turno das eleições 2010.

A pesquisa de intenção de voto do Instituto Consult, contratada pelo Sistema Correio de Comunicação, foi divulgada hoje e aponta o atual governador José Maranhão com 47,50% das intenções de votos, contra 30,55% do socialista Ricardo Coutinho.

Porém, ao consultar pesquisa do mesmo instituto para o pleito de 2006, ainda na pré-campanha, descobriu-se que os números também já apontavam José Maranhão com 10 pontos percentuais à frente de Cássio Cunha Lima (PSDB).

Números Consult (2006)
A Consult realizou quatro pesquisas na Paraíba em 2006, uma a cada mês. Naquele momento, o resultado indicava José Maranhão (PMDB) com 46.35% e Cássio Cunha Lima (PSDB) com 36.25%. Os números mencionados podem ser conferidos detalhadamente no portal do próprio instituto, a partir do link: http://www.consultpesquisa.com.br/Paraiba_03_2006.pdf

Nas Urnas (2006)  
Fechadas as urnas e apurados os resultados, Cássio Cunha Lima acabou eleito em 2006, vencendo José Maranhão no primeiro e segundo turnos. O tucano foi eleito governador, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, com 51,35% dos votos válidos, contra 48,65% do adversário, José Maranhão (PMDB).

Omissão de dados
Um dado importante para a análise de intenções de voto no Estado parece ter sido omitido pelo Sistema Correio. A simulação de um segundo turno não aparece em nenhum dos resultados mostrados até agora nas pesquisas divulgadas pelos veículos do grupo.

De acordo com publicação do jornalista Luís Torres em seu blog ( http://www.paraiba1.com.br/luistorres/post?id=2593), o mesmo ocorreu na pesquisa anterior, publicada em março deste ano. Segundo o jornalista, a Consult chegou a incluir no questionário, mas o Correio não publicou. Torres conseguiu o resultado nos registros do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, onde a Consult registrou a pesquisa.

A pesquisa Consult revelava que, num confronto direto o atual governador José Maranhão (PMDB) aparece com 41,4% da preferência do eleitoral contra 38,8% dados de Ricardo Coutinho, uma diferença de pouco mais de dois pontos percentuais, o que daria um empate técnico, já que a margem de erro da Consult é de 2,2%. Fonte: MRP