quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hospital permanece fechado mesmo após inauguração

População continua tendo que se deslocar até Campina Grande para conseguir atendimento médico.

SAÚDE: 28/07/2010 - A escolha da cor de qualquer hospital ou unidades de saúde já é uma coisa pré-definida. O branco predomina para dar ao local a sensação de paz e tranquilidade a pacientes e profissionais da área, além de dar um tom de limpeza. Contudo o Governo do Estado da Paraíba não entende assim e pintou a fachada do Hospital Geral ‘Dr. Patrício Leal’, do município de Queimadas, toda de vermelho, preto e branco, coincidentemente as mesmas cores utilizadas pelo PMDB, partido do governador José Maranhão.

Mas, o problema do Hospital de Queimadas não se restringe apenas a cor escolhida. Mesmo depois de um mês da inauguração, a população queimadense continua tendo que se deslocar até Campina Grande, a 17 quilômetros de distância, para conseguir atendimento médico, já que a Unidade Hospitalar ainda não foi aberta ao público.

E, quem mora em Queimadas sabe o que é sentir a falta de um atendimento médico de urgência. Foi o que aconteceu, esta semana, com a moradora Neide Alves que, mesmo com o filho de apenas de 4 anos sofrendo com uma crise de asma, teve que controlar o desespero até chegar em Campina Grande para onde teve que se deslocar, à noite, para socorrer sua criança, pois em Queimadas, apesar do hospital já ter sido inaugurado, não tem nenhum tipo de atendimento.

“O hospital foi inaugurado por inaugurar, mas só tem umas pessoas fazendo a limpeza de lá, atendimento médico não tem, não tem nenhum tipo de atendimento ainda. Meu filho teve uma crise de asma esta semana e eu tive que ir para Campina Grande de noite para conseguir atendimento de urgência para ele, porque aqui ainda não tem. É um sofrimento”, revelou Neide.

O Hospital de Queimadas, no Agreste paraibano, foi o primeiro da lista de inaugurações feitas pelo Governo Estadual na área de saúde, em junho deste ano. Com um investimento total de R$ 6.081.149,50 milhões na conclusão das instalações físicas e em equipamentos, o hospital deveria estar beneficiando os 40.323 habitantes do município e mais a população de 12 cidades daquela região.

Em uma área total de 9.915 metros quadrados e com 2.879,13 metros quadrados de área construída, o Hospital de Queimadas deveria estar disponibilizando 46 leitos, sendo 36 para internação, seis para observação, dois para isolamento e dois para pré-parto. Além das internações o hospital deveria estar oferecendo consultas em clínica geral, obstetrícia e pediatria e cirurgia geral.


Nice Almeida