quinta-feira, 22 de julho de 2010

Laboratório de Aqüicultura da UFPB distribui alevinos

CIDADES: 22/07/2010 - O Laboratório de Produção de Peixes da Universidade Federal da Paraíba, instalado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no campus de Bananeiras, iniciou esta semana a distribuição de alevinos com agricultores residentes em assentamentos agrícolas no Brejo paraibano.

O laboratório faz parte do curso técnico em Aqüicultura da UFPB, o primeiro da região Nordeste, e desenvolve projetos para estimular a piscicultura em assentamentos agrícolas e na agricultura familiar.

De acordo com o coordenador do laboratório, professor Marino Eugênio de Almeida Neto, além da distribuição de milhares de alevinos de peixes da espécie carpa, os técnicos da Universidade estão realizando uma série de palestras e debates com os pequenos agricultores com o objetivo de estimular a piscicultura como excelente fonte de produção de proteína para alimentação da família e, ainda, viabilizar a comercialização do excedente da produção como forma de gerar renda para o homem do campo.

A primeira etapa desse projeto, o PA Tanques, que tem apoio de uma ONG (organização não-governamental) para fazer a ponte entre o Laboratório e os agricultores de assentamentos, é fazer esclarecimentos aos produtores e a distribuição de milhares de alevinos.

“Esperamos, agora, que esses agricultores colham o primeiro ciclo de produção e, a partir daí, possam dar continuidade à piscicultura como alternativa de alimentação e renda”, explica Marino Neto, para concluir: “mas o projeto ainda carece de muito apoio para que possa garantir o resultado desejado”.  

Agência de Notícias da UFPB