quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Vasco vira, derrota o Sousa-PB, mas não evita a partida de volta no Rio

ESPORTE: 11/02/2010 - O Vasco utilizou os reservas, teve problemas de entrosamento natural, mas mesmo assim derrotou o Sousa-PB, de virada, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (10), no Almeidão, em João Pessoa, pela Copa do Brasil. Manu, numa falha do volante Paulinho, abriu o placar para os donos da casa, enquanto o goleiro Tiago, cobrando pênalti, e o atacante Elton, já aos 46 minutos do segundo tempo, viraram para os cruzmaltinos.

Confira resultados de outros jogos do dia no fim do texto

Sousa PB x Vasco
(Foto: RF/Jornal CORREIO)

Apesar da vitória, o Vasco não evitou o jogo de volta da Copa do Brasil, que será realizado no dia 24 de fevereiro, em São Januário. Para seguir na competição e enfrentar Nacional-AM ou ASA-AL, a equipe cruzmaltina, além da vitória ou empate, pode até perder por 1 a 0.

O Sousa só continua na Copa do Brasil se derrotar o Vasco por 2 a 0 ou por um gol de diferença, mas a partir de 3 a 2. Caso triunfe por 2 a 1, os paraibanos levam a decisão da vaga para as penalidades máximas.

Porém, antes da Copa do Brasil, o Vasco entra em campo neste sábado para enfrentar o Fluminense, às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Os titulares ficaram no Rio de Janeiro com o pensamento voltado para o clássico.

Mesmo com um time reserva, o Vasco começou melhor a partida. Porém, numa falha de Paulinho, aos 14 minutos, Ribinha tomou a bola e deixou Manu livre para marcar: Sousa 1 a 0.

A vantagem, é claro, animou a equipe paraibana, que foi em busca do segundo gol. O Vasco, mesmo assim, continuava melhor em campo e teve chances de empatar, numa cabeçada de Rafael Coelho, em dois chutes de Elton e num quase gol contra dos paraibanos.

“O time até que foi dono do jogo. O volume foi aceitável, mas um erro nosso acabou proporcionando o gol do adversário. Precisamos jogar pelas pontas no segundo tempo, estamos afunilando pelo meio”, disse o técnico Vagner Mancini, na saída para o intervalo.

Em desvantagem, o Vasco retornou para a etapa final pressionando o Sousa. Por “se atirar”, o time carioca acabou dando espaços para os contra-ataques dos paraibanos, que chegaram a “incomodar” o goleiro Tiago.

Mesmo passando alguns “perigos”, o Vasco ainda era melhor. E, na primeira jogada objetiva da equipe, Robinho puxando dentro da área por Mir. Tiago, aos 15 minutos, cobrou e deixou tudo igual em João Pessoa.

O gol de empate animou o Vasco com a possibilidade vencer por 3 a 1 e, com isso, eliminar o jogo de volta, no Rio de Janeiro. Para isso, Vagner Mancini mexeu no time para dar “sangue novo”.

Porém, quando tudo levava a crer que o jogo terminaria empatado, Elton, aos 46 minutos do segundo tempo, virou a partida para o Vasco e praticamente selou a classificação cruzmaltina para a segunda fase da Copa do Brasil.

SOUSA-PB 1 x 2 VASCO

Sousa-PB

Ricardo; Michel (Israel), Alisson, Alexandre e Camilo; Mir, Juninho, Cléber e Ribinha; Leo Olinda (Júlio César) e Manu (Rendrig).

Técnico: Pedro Manta

Vasco

Tiago; Dedé, Gustavo e Thiago Martinelli; Jumar, Paulinho, Rafael Carioca, Magno (Rodrigo Pimpão) e Robinho (Fumagalli); Rafael Coelho (Geovane Maranhão) e Elton.

Técnico: Vagner Mancini

Data: 10/02/2010 (quarta-feira)

Local: Almeidão, João Pessoa (PB)

Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)

Auxiliares: Erich Bandeira (Fifa-PE) e José Pedro Wanderlei da Silva (PE)

Cartões amarelos: Alexandre, Camilo e Mir (Sousa-PB). Gustavo e Jumar (Vasco).

Cartão vermelho: Jumar, aos 35 minutos do segundo tempo (Vasco).

Gols: Manu, aos 14 minutos do primeiro tempo. Tiago (pênalti), aos 15 minutos; e Elton, aos 46 minutos do segundo tempo.

Outros resultados

LIBERTADORES

Vélez Sarsfield 2 x 0 Cruzeiro

São Paulo 2 x 0 Monterrey

COPA DO BRASIL

Votoraty 4 x 0 Treze-PB

Corinthians-PR 1 x 0 Juventude

Cerâmica 1 x 1 Paraná Clube

Araguaia 1 x 3 grêmio

Tigres do Brasil 2 x 2 Fortaleza

Flamengo-PI 0 x 1 Palmeiras

Vitória-ES 0 x 2 Bahia

São Domingos 1 x 1 Sampaio Correa-MA

Lideral 0 x 0 Ponte Preta

Vilhena 0 x 0 Atlético-PR

Assu 0 x 3 Atlético-GO

São Raimundo-PA 1 x 0 Botafogo

Potyguar (Currais Novos) 0 x 0 Paysandu-PA

Fonte: Portal Correio/UOL