sábado, 6 de fevereiro de 2010

Professores de Cajazeiras em greve fazem manifestação pelo piso

CIDADES: 06/02/2010 – Imagem: Júnior Barreto - Os funcionários da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, lotados na Secretaria Municipal de Educação, saíram em passeata pelas principais ruas da cidade, na manhã desta sexta-feira (5), em protesto contra a política salarial do prefeito Leonildo de Sousa Abreu (Léo Abreu), do Partido Socialista Brasileiro - PSB. Os trabalhadores estão em greve por tempo indeterminado deste o último dia 29.

O ano letivo nas 15 escolas municipais não foi iniciado, como previsto para a quinta-feira (4). Neste sábado, o prefeito vai se reunir às 9h, com a diretoria do Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras (Sinfumc) na tentativa de fazer uma negociação e acabar com a paralisação.

Os professores, em número superior a 800, não participaram nos dias 1 e 2 passados das atividades de planejamento escolar, bem como afirmam que só retornarão ao trabalho caso a Prefeitura resolva pagar o Piso Salarial do Professores, como determina o Governo Federal. "A prefeitura não quer cumprir o que determina o Governo Federal no que diz respeito à política salarial do magistério", afirmou Elinete Lourenço Rolim, presidente do sindicato.

De acordo com o Sinfumc, os professores querem que a Prefeitura pague um piso salarial de R$ 768 para uma carga horária de 30 horas e uma gratificação específica de 25% para os trabalhadores que possuem curso superior e especialização. "Além disto, temos direito também a 8% na horizontal, que diz respeito aos nossos qüinqüênios", afirmou Elinete Lourenço.

O protesto na manhã desta sexta-feira teve início na frente do sindicato. De lá, os professores percorreram várias ruas centrais da cidade, paralisando o trânsito. Com faixas, cartazes e carro de som, os manifestantes só terminaram a caminhada em frente à Prefeitura Municipal. Lá, fez um ato público, o que chamou a atenção de toda a população. "Vamos aguardar o posicionamento da Prefeitura neste sábado, durante uma reunião para sabermos qual o rumo que tomaremos", concluiu a presidente do Sinfumc.

Fonte: ASCOM / Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado da Paraíba