sábado, 6 de fevereiro de 2010

Justiça derruba liminar e PMDB deve realizar convenção

BRASÍLIA: 06/02/2010 - (Reuters) - O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro César Asfor Rocha, derrubou na madrugada de sábado a liminar que suspendia a realização da convenção nacional do PMDB. Com a decisão, a convenção deve ser se realizar neste sábado, informou o partido."
A direção partidária cumpriu todos os requisitos legais e a Justiça garantiu a sua realização conforme o convocado," disse o partido em nota no portal da legenda.

A liminar de suspensão do evento que escolherá a nova direção do partido havia sido concedida na noite de sexta-feira.

Estão em disputa, de um lado o grupo do deputado Michel Temer (SP), que deve ser reconduzido à presidência da legenda e que defende a união do PMDB com o PT nas eleições presidenciais de outubro, tendo o próprio peemedebista como provável vice na chapa da pré-candidata Dilma Rousseff (PT).

Do outro lado, peemedebistas de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina, que moveram a ação contrária à antecipação da convenção, inicialmente marcada para março, defendem a candidatura própria ou são contrários ao acordo com o PT, neste caso preferindo a união com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB).

Temer e seus principais interlocutores decidiram antecipar a data para estabelecer logo a direção partidária, a mesmo que comandará a convenção de junho, quando a proposta de aliança com o governo irá a voto. Reportagem de Natuza Nery