quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Congresso Nacional para em Homenagem a Vital do Rêgo

NOTA DE PESAR: 03/02/2010 - O deputado Rômulo Gouveia (PSDB-PB), ocupou a tribuna da Câmara Federal onde fez um pronunciamento sobre a morte do jurista campinense Antonio Vital do Rêgo.

Rômulo enalteceu as qualidades de Vital do Rego, dizendo que o mesmo "deixa um legado de retidão e de compromisso com a causa pública". Vital era um humanista, defensor dos direitos humanos e toda a Paraíba está enlutada com sua morte.

Rômulo Gouveia falou ainda das qualidades de Vital do Rêgo como ex-deputado federal. "Vital implantou a Corregedoria desta Casa e exerceu o cargo com excepcional competência".

Ao final de seu discurso, Rômulo Gouveia solicitou ao Presidente da Sessão, deputado Dr. Paulo Cezar, que se fizesse um minuto de silêncio em memória do tribuno e jurista Antonio Vital do Rego, numa singela e representativa homenagem.

Discurso na Íntegra do Deputado Rômulo Gouveia em Homenagem a Vital

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

Os tribunais já não mais ouvirão a oratória do grande jurista. Os alunos não terão mais os ensinamentos do valoroso professor. A política não verá mais um dos seus maiores representantes. A Paraíba, enfim, está de luto. Neste dia 02 de fevereiro, morreu, aos 74 anos, Antonio Vital do Rego.

Filho da poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rego e do major Veneziano Vital do Rego, o jurista Antonio Vital do Rego foi personagem ativo da história recente da Paraíba.

Membro de uma família com fortes raízes políticas, desde cedo demonstrou seu destemor e seu pendor para a advocacia e para a causa pública. Líder estudantil, na Paraíba e em Pernambuco, onde inclusive foi o Orador das Turmas Concluintes de Direito.

Na política, Vital do rego exerceu diversos mandatos e também participou de memoráveis campanhas em Campina Grande. Foi Deputado Estadual pelo PSD em 1958, com apenas 23 anos, Foi Deputado Federal de 1963 a 1967 pela UDN. Foi Deputado Federal de 1967 a 1969 pela ARENA. Foi cassado pela ditadura militar em 1969, tendo voltado a disputar cargo eletivo em 1982, quando se candidatou a prefeito de Campina Grande, mesmo cargo que havia disputado em 1968. Foi eleito Deputado Federal de 1991 a 1995, pelo PDT.

Ainda hoje é lembrado nesta Casa, por sua profícua atividade parlamentar e pela competência com que exerceu o cargo de Corregedor Geral e pelos belos discursos e posições assumidas em Plenário e na Comissão de Constituição e Justiça.

Exerceu a advocacia com excepcional maestria. Respeitado em todos os meios forenses e advocatícios, é parâmetro de saber jurídico na Paraíba e no Brasil. O Tribunal do Júri se ressentirá de suas belas e veementes intervenções.

Quem teve a oportunidade de tê-lo como professor, relata o seu amplo conhecimento do Direito e a sua vasta cultura humanística. Um mestre inigualável. Vital foi Professor de Sociologia e Chefe do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba.

Professor Titular de Direito da UFPB e Universidade Estadual da Paraíba. Presidente e Reitor da Fundação Universidade Regional do Nordeste, atual UEPB e Procurador do Estado da Paraíba.

Vital do rego sempre teve destaque nos mais diversos cargos públicos que ocupou. A defesa dos direitos dos presidiários fez a diferença durante sua passagem como Secretário de Estado De Cidadania e Administração Penitenciária, durante a administração do Governador Cássio Cunha Lima.

Os advogados paraibanos nunca foram tão valorizados no exercício de suas atividades, como quando da passagem do jurista Vital do rego na Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba.

Vital foi presidente da Comissão do Centenário de Campina Grande e ocupou cargo na direção do Campinense Clube Membro da Academia de Letras de Campina Grande. Sócio Fundador da Associação dos Advogados de Campina Grande e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba.

Traço apenas esse breve perfil do jurista, humanista professor e político Antonio Vital do Rego, pois discorrer sobre o que foi sua vida é tarefa hercúlea.

O faço como uma homenagem do povo de Campina Grande a um dos seus maiores filhos, que marcará gerações por suas atitudes e ensinamentos.

Vital do Rego será eterno na memória de Campina Grande e deixa como legado a retidão de caráter e a nobreza de ações.

A sua esposa Nilda Gondim e os seus filhos Vital do rego Filho, meu colega de parlamento, Veneziano Vital do Rego, Prefeito de Campina Grande e a médica Raquel Vital do Rego, a minha solidariedade, a solidariedade desta Casa, onde Vital do Rego foi exemplo, e o desejo do conforto de Deus nessa hora de Dor.

Muito Obrigado.

Deputado RÔMULO GOUVEIA

PSDB-PB