sábado, 12 de setembro de 2009

Maranhão, Miguel Mota e Esau inauguram sistema de abastecimento de água em São José do Bonfim

CIDADES: 12/09/2009 - O governador José Maranhão, o gerente regional da CAGEPA Miguel Mota e o prefeito Esau, inaugura hoje, sábado (12), às 20h, o Sistema de Abastecimento e Tratamento de água no município de São José do Bonfim, no Sertão paraibano. Foram gastos R$ 1,3 milhões para execução da obra que vai beneficiar 1.400 moradores da cidade.

Com isso, a água tratada vai deixar de ser um sonho e se tornar realidade para os moradores do município de São José do Bonfim. Após a inauguração do Sistema de Abastecimento e Tratamento de Água do município será realizada uma festa em frente à Igreja Católica com apresentação da Banda Capim Cubana e do cantor Raniere Gomes.

A obra foi executada com recursos da CAGEPA e do Governo do Estado. Foram construídos 10.929 metros de adutora, duas Estações de Elevatórias de Água e uma Estação de Tratamento. O serviço foi realizado pela empresa de Saneamento e Construção e Comércio Ltda. (Sanccol).

A CAGEPA vem abastecendo o município com água retirada dos poços construídos nas comunidades locais. O problema é que a água retirada dos poços é muito salobra e não serve para o consumo humano. Por isso, os moradores preferem andar alguns quilômetros com vasilhames e baldes na cabeça para pegar a água armazenada da chuva nas cisternas instaladas em alguns pontos da cidade.

Como funciona o sistema de tratamento

A adutora vai levar água do açude de Capoeira, situado no município de Santa Teresinha, até a Estação de Tratamento na entrada de São José do Bonfim. No local, a água será tratada (21,6 mil litros/hora) e seguirá por uma tubulação até as duas Estações Elevatórias. O reservatório com capacidade de 100 mil litros vai abastecer 483 casas da localidade. O açude de Capoeira já vem abastecendo o município de Patos, que fica a 15 quilômetros da cidade de São José do Bonfim. ASCOM