PARAÍBA: 08/09/2009 – Imagem: Júnior Barreto - O delegado titular da Polícia Civil de São João do Rio do Peixe e, responsável por mais de cinco outras delegacias no Sertão, Dr. Gilson disse na manhã do último domingo (06), que a polícia paraibana não está preparada para defender a sociedade contra a criminalidade, “os bandidos estão mais bem aparelhados que a polícia; armas potentes, além de veículos de qualidade, facilitando a ação do crime organizado”. Frisou o delegado.
O delegado afirmou que as delegacias estão sem condições de funcionamento, a polícia não tem armamento, as viaturas estão sucateadas, e para piorar ainda mais a situação, não existe profissionais tais como: agentes e escrivães para que os trabalhos possam render resultados.
A falta de condições de trabalho dos próprios policiais tem sido uma freqüente nas delegacias do Sertão, segundo o delegado.
Gilson disse que atualmente a delegacia de Polícia Civil em São João do Rio do Peixe, tem que dá assistência aos municípios de Uiraúna, Santarém, Santa Helena, Triunfo Poço Dantas e Bernardino Batista, tendo em vista a falta de delegados nestas unidades. Esse fato dificulta o trabalho de investigação, pois, apenas um delegado fica responsável por todas as ocorrências.
“O delegado foi taxativo em afirmar que a Delegacia da cidade de Uiraúna é na verdade uma “pocilga”, “não existe condição alguma de trabalhar, não tem estrutura mobiliaria, o teto desabou, quase matando um agente, não tem viaturas e nem profissionais, deixando a população a mercê da sorte”, afirmou Gilson.
Para o delegado não basta apenas bons salários, é necessário que se tenha uma polícia aparelhada para que a população tenha a certeza de que os bandidos irão encontrar uma polícia preparada para o enfrentamento com o crime organizado, que a cada dia está chegando com mais freqüência no interior do Estado.
Da Redação com Joselito Feitosa