sábado, 12 de setembro de 2009

Paraibana dá à luz quadrigêmeos no Recife

CIDADES: 12/09/2009 - Imagem: Arquivo pessoal - Se a chegada de um filho já é motivo de felicidade para uma família inteira, imagine com a vinda de quatro crianças. Pois foi o que aconteceu com o casal Anna Emília e Nilo Maciel (foto). Ela deu à luz, às 6h40 de hoje (11), quadrigêmeos. O parto foi tranquilo e as três meninas e o único menino nasceram com apenas um minuto de diferença um do outro.

Sara, de 1,425 kg; Nilo Neto, de 1,400 kg; Liz, de 1,230 kg e Helen 1,260 kg passam bem mas como nasceram prematuramente, com sete meses, necessitam permanecer na UTI neonatal até atingirem o peso de dois quilos. Após esse período ainda ficarão cerca de dez dias internados no quarto para só então serem liberados. De acordo com o neonatologista Hélder Leite, por enquanto, os quadrigêmeos não serão alimentados com leite materno. "Como são prematuros, eles não possuem a capacidade de digestão, por isso estão recebendo alimentação endovenosa, o que deve durar mais quatro semanas".

O casal é natural do município de Cajazeiras, na Paraíba, mas moram no Ceará. Eles estão no Recife desde junho, onde alugaram um apartamento no bairro do Derby, nas proximidades do hospital, pelo fato do Recife ser referência no pólo médico neonatal.

Mas para quem pensa que o resultado da gravidez foi programado, o casal desmente. Tentando um filho há quatro anos, Anna Emília possuía dificuldade para ovular, mas não fez fertilização. Segundo ela, os quatro filhos (foto) foram reflexo da estimulação à ovulação, através do método coito programado.

Casados há seis anos, a enfermeira e o empresário ficaram tão surpresos com a gravidez que nem tiveram tempo de comprar todo o enxoval. "Estou desde os dois meses de gestação de licença médica, mas muito feliz por eles terem nascido saudáveis. É um verdadeiro milagre ter vindo quatro de uma só vez, sem nenhum tipo de tratamento ", disse a mamãe sem esconder felicidade. O casal acredita que só deve voltar para a cidade de Barbalha, onde moram, quando as crianças atingirem os dois ou três meses.

Apesar da surpresa do casal,a presença de gêmeos na família de Anna Emília já é uma constante. Segundo ela a avó teve quatro gravidezes de gêmeos e a bisavó dela foi mais além, foram quatro gestações de trigêmeos.

Anna Emília passa bem e deve receber alta no próximo domingo.

Fonte: Diário de Pernambuco