quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Negligência familiar; um idoso e dois filhos são abandonados e tia das vítimas usa dinheiro de benefícios do INSS

CIDADES: 24/09/2009 – Imagem: Júnior Barreto - A nossa reportagem tomou conhecimento que uma senhora conhecida por Dona Gonçala, residente à Rua Sete de Setembro, nº194, centro – Cajazeiras/PB, é parente de Francisco Gomes Leite, solteiro, portador de deficiência mental, residente à Travessa – Dr. Vicente Leite (travessa final), que é seu sobrinho e que a tia do deficiente toma conta do beneficio do mesmo, não repassando nem dinheiro nem tão pouco alimentos para os devidos fins.

Segundo consta em relatório da Assistente Social - Ana Florence Magalhães do Nascimento – CRESS: nº 003348/13ª R, lotada na Secretaria de Cidadania e Promoção Social da cidade de Cajazeiras, Estado da Paraíba – que avaliou e constatou a situação sócio-econômica do usuário acima mencionado, o reclamante Antônio Leite Pereira, residente à Rua Higino Tavares, centro dessa cidade, também parente das vítimas de abandono e maus tratos.

Francisco reside com seu pai, o aposentado Firmino Leite Lacerda (foto), deficiente visual, com o seu irmão Antônio Leite Lacerda, solteiro, deficiente mental. No relato da assistente social consta além da identificação do usuário e/ou responsável, a composição familiar e condições de moradia e situação do problema. A família reside em um pequeno casebre, cedido por terceiros, sem banheiro de apenas um cômodo, o mau cheiro ali é insuportável, quanto às necessidades fisiológicas, essas, são feitas muitas vezes nas vestes, outras vezes são jogadas á céu aberto, de fronte para a humilde residência, quanto aos documentos das vítimas, segundo soubemos, Dona Gonçala é sabedora dos mesmos.

Parecer Social: “Diante de observações, visualizei que o usuário passa realmente por uma situação de negligência, pois é uma das formas de violência e ocorre quando privamos o ser humano de algo que ele precisa para seu desenvolvimento sadio como; alimentação, cuidados médicos, vacinas, roupas adequadas, higiene, educação e cuidados diários, onde foram identificados todos esses fatores de negligência”. Da redação