quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Em apenas seis meses, Governo faz investimento do PAC crescer 30%

PARAÍBA: 02/09/2009 - Imagem: Arquivo - Ao assumir, Maranhão constatou que o Estado aplicara somente 3% dos recursos recebidos. Seis meses depois de assumir o Governo do Estado, os índices de investimentos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) cresceram 30% na Paraíba, segundo revelou nesta terça-feira (1º) o governador José Maranhão, durante o programa Palavra do Governador, transmitido pela Rádio Tabajara e uma cadeia de emissoras para toda a Paraíba. Ele constatou, à época, que a gestão anterior havia aplicado apenas 3% desses recursos em obras.

“Em um ano e meio conseguiram chegar a apenas 3%, mas nós já atingimos a marca de 33%, o que é realmente um recorde extraordinário”, comentou o governador. Ele atribui esse crescimento a responsabilidade e a competência da sua equipe, “que trabalha com dedicação e com afinco mesmo para fazer as coisas com seriedade”.

Inaugurações – O governador informou que sua equipe de auxiliares está elaborando um calendário de inaugurações a ser cumprido até o final do ano. Somente neste mês de setembro está prevista a entrega de 15 obras, entre elas a inauguração de saneamento básico em nove cidades.

Uma dessas inaugurações é o esgotamento sanitário na cidade de Pedras de Fogo, que ele fará a entrega na próxima sexta-feira (4). É uma obra que vai beneficiar 2.700 famílias e foi financiada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), num total de R$ 2,6 milhões. É composta da implantação do sistema de esgotamento sanitário com 3.300 metros de rede coletora, mais “estação de tratamento com todos os equipamentos necessários a um sistema do tipo, moderno e eficiente”. Já a cidade de Areia também vai ganhar um novo sistema de esgotamento sanitário. A obra que compreende 10 km de rede coletora, 520 metros de emissário de recalque, 442 metros de emissário gravitário, 472 metros de coletor tronco, uma estação elevatória de esgoto, uma estação de tratamento de esgoto e 910 ligações domiciliares. Outra que figura no calendário de obras prestes a serem inauguradas, e também anunciada pelo governador, fica em Sapé, contemplando a população com esgotamento sanitário de qualidade. Mamanguape ganhará idêntica obra, enquanto São José do Bonfim terá um novo sistema de abastecimento d’água. Em Lagoa Seca acontecerá implantação de esgotamento sanitário e estação de tratamento dos bairros Conjunto Anacleto e São José. Para a cidade de Campina Grande, o governador anunciou a inauguração do esgotamento sanitário em seis bairros: Conjunto do Ligeiro, Jardim Verdejante, Distrito Mecânico, Novo Cruzeiro, Monte Santo, Glória I e II. Na cidade de João Pessoa, o Governo do Estado conta com obras que já foram inauguradas e outras a serem entregues à população, como o saneamento básico do bairro Padre Zé e parte do Bairro Bessa.

ASCOM - José Nunes, da Secom-PB