sexta-feira, 3 de julho de 2020

Comerciantes de JP criam loja virtual e redescobrem crescimento das vendas

Ivyson e Ariane enfrentavam dificuldades com o negócio, mas acertaram ao investir no e-commerce durante a pandemia

Empregado de uma empresa de sorvetes de iogurte por quase três anos, Ivson Roberto da Silva Lira, de 40 anos, percebeu como o produto era vendável e acessível ao público. “Aproveitando o incentivo do meu ex-patrão, Adolfo Bezerra, proprietário da empresa Cremosinn, resolvi pedir baixa da minha carteira de trabalho e alugar um ponto comercial no centro de João Pessoa”, lembra. Isso foi em 2005 e, como ele imaginava, exigiu muita dedicação. Para tocar o negócio, Ivson teve ao lado a esposa Ariane Fernandes.

“Foi um grande passo. Tínhamos loja física e serviço de delivery. Com o passar dos anos, aumentamos a clientela. Até que, em 2015, não suportamos a crise econômica que o país enfrentava e resolvemos vender a loja”, contou. Mesmo assim, Ivyson manteve o delivery, na própria casa. Inicialmente, perdeu mais da metade dos clientes, mas não desistiu.

O negócio vinha se mantendo, às vezes em situação melhor, outras não. Mas, com a pandemia, a queda foi repentina. “Ficamos praticamente parados, já que os nossos clientes, em sua maioria, eram alunos, colaboradores de escolas e pontos comerciais como lanchonetes, restaurantes etc. Todos esses espaços fecharam, por conta dos decretos”, relatou.

A solução ocorreu quando, durante a quarentena, Ivson e Ariane buscaram alternativas digitais que poderiam alavancar as vendas. “Conversando com um amigo percebi que algumas empresas estavam apoiando outras que desejavam migrar para a internet. Assim, conheci o que era e-commerce. Foi como um facho de esperança que se acendeu diante da crise e possibilitou a criação da nossa loja virtual”, disse.

Ivson também passou a investir na divulgação do seu negócio nas redes sociais e as vendas começaram a melhorar. Hoje, a empresa tem o site www.cremosinnjampa.com.br, com um resultado bastante animador.

“Por intermédio desse novo canal de vendas, estamos conseguindo alcançar públicos diversificados e chegar com mais facilidade ao consumidor final, que não estava comprando por conta do fechamento do comércio”, comentou.

Próximos passos
Ivyson ressaltou que, depois de notar o aumento exponencial no número de novos clientes, provenientes do mundo virtual, a empresa iniciou um novo projeto. “Está em andamento uma loja física nova e maior, onde teremos uma linha ampliada de produtos à disposição dos nossos clientes, tanto na loja como no delivery. Será a ‘Cremosinn Jampa’, complementou.

E-commerce
A loja virtual www.cremosinnjampa.com.br foi criada pela empresa PBSoft, que atualmente possui dezenas de negócios desse tipo e diversos modelos para a escolha do cliente de acordo com seu nicho. Segundo Tarcísio Júnior, diretor da empresa PBSOFT, “durante a pandemia, com o fortalecimento do mercado digital, a procura pelos serviços da empresa cresceu e ultrapassou 50% em relação ao período anterior ao isolamento social”.


Assessoria