domingo, 21 de novembro de 2010

Palestras e Exposições também farão parte da Festa da Laranja

CIDADES: 21/11/2010 - Igual a todos os anos de realização da Festa da Laranja – Festival Nacional da Tangerina, a parte técnica do evento também recebe todo destaque e atenção por parte dos seus organizadores.

Segundo o prefeito Aragão Júnior, tendo em vista o crescimento do Projeto de Sustentabilidade da Região através da Citricultura, a coordenação do evento montou, igual há todos os anos, uma estrutura especifica para a apresentação das palestras, workshops, exposições e debates sobre a citricultura e temas relacionados a ela.

A prefeitura da cidade de Matinhas formulou, ao lado de parceiros técnicos do evento, um calendário específico para a parte técnica.

Dia 26 será apresentado o módulo Qualidade dos Frutos, e as palestras: Tratamento de frutos para consumo in natura e Relação entre o tamanho dos frutos, sua qualidade interna e valor no mercado. Tendo como palestrantes, Helio Chimenti, engenheiro agrônomo e Silvanda Silva, professora doutora da UFPB, as 14 e 16h, respectivamente.

No dia 27, será visto o módulo Controle de Pragas, tento como palestrantes, Edson Batista Lopes e Wilsom Maia, doutores ligados a EMPRAPA/EMEPA e a Universidade Federal do Amazonas. Os temas abordados neste dia serão: Pragas dos Citros Presentes no Brejo Paraibano e seu Potencial de Dano e Controle Biológico das Pragas dos Citros.

O último módulo que será apresentado na parte técnica do evento é o de Conservação do solo e Nutrição, no domingo (28). Os palestrantes convidados são: Marcos A. Rosolen e Ayrton Freddi Júnior, o primeiro Engenheiro Agrônomo e Secretário de Agricultura de Matinhas, o segundo, também engenheiro agrônomo da NaanDanJaim : Jaim Irrigation Systems. As palestras neste dia abordarão os temas, Técnicas de Controle de Erosão e Manutenção da Fertilidade do Solo e Sistemas de Irrigação localizada em Frutíferas, Ganhos na produção e controle de florada.

“Todos os anos temos um cuidado todo especial para com a parte técnica do evento, pois são os nossos citricultores os grandes beneficiados com os conhecimentos repassados por estes palestrantes de renome nacional e internacional”, falou o prefeito Aragão Júnior. Ascom