domingo, 21 de novembro de 2010

Pelo menos 50 nomes já aparecem como pré-candidatos em 2012 nas principais cidades da PB



 
POLÍTICA: 21/11/2010 - O processo eleitoral de 2010 ainda não terminou, mas a classe política já faz planos para as eleições municipais de 2012 nos principais colégios eleitorais da Paraíba. Dezenas de nomes estão sendo postos à avaliação da opinião pública em João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Patos, entre outras cidades.

Campina Grande - 14 nomes são especulados pela imprensa como possíveis candidatos a prefeito. Em João Pessoa, fala-se em oito nomes. Em Bayeux, dez nomes são especulados. Em Patos, surgem seis nomes. Em Cabedelo, fala-se em quatro possíveis candidatos. Em Santa Rita, por enquanto, estão postos apenas cinco nomes. Ao todo, quase 50 nomes postos em seis cidades.

João Pessoa - Principal colégio eleitoral do Estado, estão sendo cogitados políticos como o atual prefeito, Luciano Agra (PSB) e o atual governador do Estado, José Maranhão (PMDB), além do deputado federal Manoel Júnior (PMDB), o deputado federal Luiz Couto (PT), o senador Cícero Lucena (PSDB), o vereador Tavinho Santos (PTB), o jornalista Carlos Aranha (ex-PDT) e a secretária municipal Estelizabel Bezerra de Silva (PSB).

Em Campina Grande, onde o prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) está no segundo mandato, os nomes citados pela imprensa como possíveis candidatos a prefeito são os seguintes: Diogo Cunha Lima (filho do ex-governador Cássio Cunha Lima, do PSDB), Rômulo Gouveia (atual deputado federal e vice-governador eleito, do PSDB), Daniela Ribeiro (deputada estadual eleita pelo PP), Romero Rodrigues (deputado federal eleito pelo PSDB) e Bruno Cunha Lima (neto de Ivandro Cunha Lima e primo de Cássio).

E mais: Arthur Almeida ‘Bolinha’ (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande, filiado ao PTB), Fernando Carvalho (peemedebista que deve filiar-se ao PR), Guilherme Almeida (PSC), Lígia Feliciano (PDT), Lídia Moura (PMN), Metuzelá Agra (PMDB), Walter Brito Filho (PPS) e Alexandre Almeida (PT), além de Nelson Gomes Filho (vereador do PRP).

Seis em Patos - Em Patos, onde o prefeito Nabor Wanderley (PMDB) parte para os dois anos finais de sua gestão, são especulados os nomes de Ilana Motta (filha da deputada estadual Francisca Motta e mãe do deputado federal eleito Hugo Motta, do PMDB), Ivânio Ramalho (ex-prefeito e ex-deputado do PMDB), Dinaldo Filho (filho do deputado estadual Dinaldo Wanderley, do PSDB), Bonifácio Rocha (vereador do PSB), José Francisco de Sousa (PT) e Antônio Mineral (deputado estadual reeleito do PSDB).

Dez em Bayeux - Em Bayeux, os nomes mais cogitados para prefeito em 2012 são os de Expedito Pereira (ex-prefeito e ex-deputado do PMDB), Misael Martinho do Carmo, conhecido como Fofinho (vereador do DEM), Francisco Macedo (PT do B), Luciano Canuto, conhecido como Teté (PSB), Cariolano Félix (PSDB), Sara Cabral (DEM) e Maria das Neves (PMDB).

A novidade em Bayeux é a entrada em cena de três nomes de fora: Marcus Odilon Ribeiro Coutinho (atual prefeito de Santa Rita, do PMDB), Flaviano Quinto (deputado estadual do PMDB) e Efraim Morais Filho (deputado federal reeleito pelo DEM).

Os três falam em transferir seus domicílios eleitorais de Santa Rita (Marcus Odilon e Quinto) e Santa Luzia (Efraim Filho) para Bayeux, embora Marcus Odilon seja impedido de disputar o pleito na cidade por ser prefeito de Santa Rita.

Quatro em Cabedelo - Na cidade de Cabedelo, as especulações giram em torno de nomes como Trócolli Júnior (deputado estadual do PMDB), Edésio Rezende (ex-prefeito e presidente municipal do PMDB), José Maria de Lucena Filho, conhecido como Luceninha (PRB), e Marcos Patrício (PSB).

Cinco em Santa Rita - Em Santa Rita, Reginaldo Pereira (PRB) será candidato mais uma vez. Além dele, nomes como os de Edinaldo Pereira, conhecido Edinaldo Edlycia (vereador do PR), Gilvandro dos Anjos (atual vice-prefeito, do PMDB) e Estefânia Maroja (PDT) figuram como possíveis candidatos.

A novidade é o irmão do prefeito Jota Júnior (Bayeux), Carlos Sousa (PP). Ele já anunciou que estará no páreo para a disputa da Prefeitura de Santa Rita em 2012. Reginaldo Pereira disse que político nunca recua. “Se eu estiver vivo, com saúde, e se o povo quiser, serei candidato a prefeito mais uma vez”, comentou Reginaldo.

Dois em Cajazeiras - Em Cajazeiras, existem duas certezas: as candidaturas do prefeito Léo Abreu (PSB) à reeleição e a do ex-prefeito Carlos Antônio (DEM), que quer voltar com os apoios do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do senador Efraim Morais (DEM).

Quatro em Monteiro - Em Monteiro, fala-se em quatro nomes: Edna Henrique (prefeita e candidata à reeleição pelo PSDB), Marivaldo Berto (PSB), Valmir Azevedo (PR) e Beto Batinga (PMDB). De acordo com o deputado Carlos Batinga (PSC), haverá no município a união de todos os integrantes da oposição, independente da posição dos grupos no cenário estadual.

Fonte: JCP