segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Representantes da Saúde discutem Orçamento 2011 na Câmara

CIDADES: 22/11/2010 - Esta previsto para hoje, segunda-feira (22), uma audiência para discutir, na Câmara Municipal de João Pessoa, o Orçamento Municipal 2011. A sessão começa às 15h30 e devem participar, além dos vereadores, representantes da Secretaria de Saúde, do Fundo Municipal de Saúde e do Instituto Cândida Vargas. O presidente do Sindicato dos Médicos, Tarcísio Campos, já confirmou sua presença.

É através do Orçamento anual que se direcionam as verbas destinadas à cada pasta e, nesta segunda, quanto dinheiro estará disponível para a Saúde e como deverá ser seu uso, que vai de compra de equipamentos e remédios até pagamento de salários. A prefeitura registra a receita que estima arrecadar e determina como este dinheiro será gasto. Mas isso só acontece depois que os vereadores aprovarem o projeto.


Segundo Tarcísio, das 180 unidades de saúde de João Pessoa, 30 estão sem médico. A secretária já informou em outra ocasião que quando é feito concurso as vagas para médico sobram. O sindicalista afirma que os salários pagos pela prefeitura são muito baixos para as 40 horas semanais de trabalho.


Exemplo de como o dinheiro da Saúde é usado é a construção de três novas Unidades de Saúde da Família, duas em Mangabeira e uma no Geisel. Uma vez prontas as unidades de Mangabeira vão atender quase 30 mil famílias com consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, além de ter salas de vacina, de curativo e de coleta citológica.


Outras audiência
- Amanhã,  terça-feira (23), será a vez de a Câmara discutir os gastos com educação, cultura, esporte, ciência e tecnologia. Na quarta, representantes do Gabinete do Prefeito e do vice-prefeito, das secretarias de Gestão Governamental e Articulação Política, das Finanças, de Administração, da Receita Municipal e de Limpeza Urbana participarão da audiência com os vereadores. Na quinta-feira as audiências terminam com a participação de representantes dos demais órgãos municipais. Da redação com TV Cabo Branco