quarta-feira, 17 de novembro de 2010

TRE decide não realizar eleições de Marcação e Itapororoca no dia 5

JUSTIÇA: 17/11/2010 - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o próximo dia 5 de dezembro as novas eleições para as cidades de Marcação e Itapororoca. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE), em sessão nesta terça-feira (16), decidiu não seguir a orientação e desmarcou o pleito. A data em que a eleição suplementar vai de fato acontecer será escolhida na próxima sessão, na quinta-feira.

A coordenadora da corregedoria regional eleitoral, Vanessa do Egypto, explicou na semana passada que o TRE teria condições de preparar e inseminar as urnas eletrônicas. Mas que “o processo eleitoral exige prazos para realização de convenções partidárias, registro de candidatura, criação de comitês financeiros, impugnação, julgamento dos pedidos de impugnação e várias outras atividades. Mesmo se nós estabelecêssemos um dia para cada prazo, não daria tempo”.

A cidade de Marcação tem 5.460 eleitores atualmente e em Itapororoca são 11.849. Mas, só poderão votar neste caso, as pessoas que estavam aptas até 7 de maio de 2008. Então esse número cai para aproximadamente 4.963 em Marcação e 10.855 em Itapororoca. Segundo Vanessa, “é uma nova eleição, mas devem ser repetidas as circunstâncias do pleito passado”.

Nas eleições gerais deste ano, foram pelo menos 3 meses de campanha entre o fim do prazo para realização das convenções partidárias e escolha dos candidatos, que acabou no dia 30 de junho, e o último dia para realização da propaganda eleitoral para o primeiro turno, no dia 30 de setembro. Para cumprir a data estabelecida pelo TSE, o TRE tinha cerca de 20 dias para gerir todo o processo. Por Mauricio Melo