terça-feira, 23 de novembro de 2010

CNH de graça faz candidatos madrugarem no Detran

PARAÍBA: 23/11/2010 - O desempregado Marivaldo Cândido de Lima foi um dos primeiros a chegar à sede do Departamento Estadual de Trânsito –Detran, no bairro de Mangabeira. 

Ele chegou por volta das 4 horas da madrugada e esperou ,junto com outros candidatos, a abertura dos portões em busca de informações sobre o funcionamento da Escola Pública de Trânsito, lançada recentemente pelo Governo do Estado.

Aos 33 anos de idade, Marivaldo exibia a carteira de trabalho, que nunca foi assinada, e comentava que “ingressar no mercado de trabalho fica ainda mais difícil para quem não tem a Careira Nacional de Habilitação”. Ele nunca conseguiu a CNH pelo fato de não poder pagar uma autoescola.

Assim como Marivaldo, cerca de 30 pessoas madrugaram no Detran em busca de informações e pensando que as inscrições já estavam abertas.
O Superintendente do Detran, Coronel Francisco de Assis Silva, determinou a distribuição de fichas para uma espécie de pré-inscrição.

Estes candidatos terão que voltar ao Detran, a partir de quinta feira, para apresentar a documentação que comprove a carência e outros critérios exigidos para o benefício.

Hoje o curso de formação de condutor custa entre 500 e 700 reais.

Na EPTRAN os candidatos carentes pagarão apenas a taxa de inscrição no RENACH ( Registro Nacional de Carteira de Habilitação ). As aulas teóricas e práticas serão bancadas pelo DETRAN que adquiriu 2 carros e 2 motocicletas para as aulas de moto e direção.

A EPTRAN será lançada , oficialmente, nesta quinta-feira (25) às 10 horas da manhã, na sede do Detran, em Mangabeira.

Serão abertas 80 vagas, em 2 turmas . A sede da EPTRAN fica nas dependências do Detran no bairro de Mangabeira.

Segundo o Coronel Francisco, ‘a procura por este serviço, antes mesmo da abertura oficial das inscrições comprova que o Governo de Estado acertou ao oferecer o acesso à CNH aos candidatos carentes”.
Ascom/Detran