segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Veneziano aguarda fim de cadastramento para inaugurar Espaço do Artesão

CIDADES: 16/08/2010 - O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, garantiu que o futuro Espaço do Artesão está pronto para ser inaugurado, faltando tão somente o término do trabalho de cadastramento dos artesãos que ocuparão aquela nova área de comércio e de cultura da cidade. A previsão é que o espaço seja entregue entre este final de agosto e começo de setembro.

Segundo ele, serão beneficiados diretamente cerca de 300 artesãos, ampliando-se a geração de emprego e de renda no município. O trabalho de cadastramento é feito pela Agência Municipal de Desenvolvimento – AMDE.

A obra representa um investimento de R$ 2.017.656,46.. Os recursos são oriundos de uma parceria entre o município e o Governo Federal e através de emendas dos deputados federais Vital Filho e Luiz Couto. De acordo com o prefeito campinense, a meta é oferecer condições de trabalho para a classe dos artesãos, que nunca foi prestigiada pelos governos anteriores. “A categoria sempre mereceu total atenção do nosso governo e agora poderão desenvolver plenamente os seus trabalhos, tão importante para a cultura e a economia locais”, afirmou.

Os serviços do Espaço do Artesão foram iniciados em julho de 2009. Localizado na Rua Almeida Barreto, conta com um terreno de 5.880 metros quadrados e uma área de construção de 2.775 metros quadrados. Os serviços são executados pela Construtora Ágape e vem dando emprego a 75 trabalhadores.

O espaço destinado ao artesanato contará com 77 lojas, “espaço lúdico” (destinado a dança, apresentações folclóricas e exposições), cantina e restaurante, amplo estacionamento privativo, centro administrativo (integrado por recepção, tesouraria, diretoria, etc), duas baterias de banheiros (com cinco unidades cada uma), auditório (para 110 pessoas, contando, ainda, com dois banheiros, camarins e sala de espera) e praça de alimentação (com oito lanchonetes destinadas a venda de comidas e bebidas típicas regionais).

A área ainda contará com dois galpões comunitários, com áreas para o funcionamento de serraria, serralharia, oficina mecânica, fundição, forno cerâmico, oficina de pintura e almoxarifado. ASCOM